Margarida Vale

Os novos medievais

Margarida Vale

Inês de Castro, o amor eterno

O amor é um sentimento grande e profundo que desnorteia quem o sente e torna refém quem o entoa. Falta de controle, ânsia, comunhão, beijos, abraços, corpos que se dão, borboletas que povoam a imaginação e linhas que se cruzam e entendem. O amor tem tanto de belo como de tirano.

A antiga província da Lusitânia, ocupada pelos Suevos e pelos Alanos e posteriormente pelos Visigodos, que foram banidos pela ocupação muçulmana, em 711, é reconquistada pelos reis cristãos em duas fases distintas. Cerca de 900, Afonso III das Astúrias toma-lhes dianteira e, em 1064, Fernando I de Castela, segue-lhe a tarefa.

No século XII, com Afonso Henriques, em 1143, o Condado de Portugal, o espaço da região do Porto, torna- se independente, com a subida deste rei ao trono, uma luta que só ficará esclarecida em 1179. O sul necessita de ser reconquistado e a capital situa-se em Coimbra. Os descendentes terminam a tarefa e Afonso III, será o rei de Portugal e dos Algarves.

Corria o ano de 1340 e Inês é escolhida como dama de honor de Constança, herdeira de uma importante família espanhola. Deixa a família e segue com a sua senhora para Portugal. Esta desposará Pedro, herdeiro do trono. Inês possui pergaminhos apesar de ser uma bastarda. A sua beleza estonteante faz perder a cabeça ao príncipe e tornam-se amantes, apesar das tentativas de Constança para o evitar. O rei, sabedor da situação, expulsa-a da corte.

A vida prega partidas cruéis. Em 1345, com a morte de Constança, Pedro fica livre para fazer regressar a sua amante à corte. A oposição é grande mas o amor é maior e muito poderoso. Da união nascem três filhos que fazem as delícias do avô Afonso IV. O tempo de calma é interrompido pela voz estrondosa dos obstáculos políticos. Os irmãos de Inês tentam incitar a divisões políticas. Pedro seria pretendente aos tronos de Aragão e de Castela, como testa de ferro dos cunhados. Afonso, que tentava evitar conflitos a todo o custo, é forçado a intervir.

Os conselheiros entendem que Inês é a génese da contenda, mesmo que nada tenha a ver com o assunto. Outro receio assola o rei, o medo de que o filho de Pedro, Fernando, seja morto e que um dos filhos do novo casal tome lugar no acesso ao trono. Só há uma forma de resolver tudo e será com a morte de Inês. Aproveitando a ausência do filho, em combate como se esperava de um jovem príncipe, dá ordem para que seja cumprida a sua sentença.

A 7 de Janeiro de 1355, Inês é entregue ao algoz que cumpre a ordem recebida. O seu corpo é enterrado no Convento de Santa Clara, onde estava instalada com os filhos. É assim, sem qualquer tipo de romantismo, sem dó nem piedade, que se acabava com os que pudessem fazer frente ao reino, mesmo que houvesse laços de sangue a ligar.

Pedro assim que toma conhecimento do desaparecimento de sua amada, cego de dor lança armas contra o seu pai. Felizmente que termina muito rápido e por acordo. Contudo a ira fica acumulada e os conselheiros responsáveis pelo trágico destino refugiam-se em Castela com receio de uma vingança sangrenta. Aos 37 anos e com a sua subida ao trono, a justiça começa a ser aplicada.

Dois deles são entregues pelo rei de Castela, perante grande pressão de Pedro, que são torturados e queimados. O terceiro conseguiu fugir. A cabeça quente e o ódio são maus conselheiros mas a paz é sempre serena. Mais tarde os descendentes dos carrascos serão agraciados com bens legados pelo próprio rei. Uma forma de equilibrar a justiça.

De seguida cuida da imagem da sua amada, fazendo com que o povo saiba qual era a sua força e intensidade de sentir. Reabilita-a fazendo com que os seus restos mortais sejam colocados na abadia de Alcobaça. Com pompa e circunstância, à luz de archotes e tochas, nobres, religiosos e o muito povo, assistem à cerimónia que termina com a inumação de Inês, no esplêndido túmulo que Pedro mandara construir para o propósito.

O dia 7 de Janeiro fica marcado como o que, com um machado, cortou o pescoço a Inês de Castro, a bela mulher por quem D. Pedro se tinha apaixonado. O seu crime foi ter amado alguém que a amou com a mesma pureza e intensidade e esse amor, que gerou filhos que tiveram papéis importantes, posteriormente, criou uma lenda que se perpetuou. Inês é a heroína que a todos toca.

Luís de Camões conta o seu fado com um episódio dramaticamente intenso e belo na epopeia Os Lusíadas. Este amor, grávido de sentimentos e de emoções, gerou uma onda literária que entusiasmou muitos. A sua fama corre fronteiras e é imortalizada em pinturas, música, literatura, em tudo o que for necessário. Algo de tão enternecedor, apesar de ter sido trágico, comoveu a Europa.

Inventam-se novas vidas, situações impossíveis mas Inês não pode ser uma mulher vulgar. A sua súplica, ao rei, enternece-o e arrepende-se da ordem dada mas o certo é que a heroína se transforma em mártir. A sua morte foi o palco para a imaginação, para o que se desejava, para o impossível de acontecer. Um romance que não calou um rei que a quis sempre rainha.

As lendas são formas de passar as ideias e de as tornar mais suaves e vistosas. Inês foi coroada rainha já cadáver, uma noiva que exalava o horror e a morte mas que, por um hábil golpe do destino, a deixou sempre jovem e perfeitamente bela. Filha do mordomo mor do rei D. Afonso XI de Castela, havia esperança para o seu futuro, tendo sido aia de uma rainha.

A realidade conta-nos algo de diferente, que D. Afonso IV mandou exilar Inês de Castro no castelo de Albuquerque de modo a afastá-la de Pedro, o que não surtiu qualquer tipo de efeito, mesmo que esse amor fosse epistolar. Depois da morte de D. Constança, o viúvo, manda regressar a sua amada.

Perante as aparências, D. Afonso tenta casar D. Pedro com uma conhecida e renomada nobre, mas tal sugestão foi logo rejeitada. O amor que os unia continuou e deu frutos, Afonso, que morreu pouco depois de nascer, João, Dinis e Beatriz, que foram o pomo da discórdia entre pai, filho e o reino.

Instalados no Paço de Santa Clara, casa mandada construir pela sua avó, a Rainha Santa Isabel, a vida continuava em plena felicidade. O casamento que os uniu, secreto, foi por D. Pedro confirmado, através da Declaração de Cantanhede, o que provocou, de imediato, um incidente político. Os filhos eram legítimos e teriam tanto direito ao trono como o seu irmão, D. Fernando.

A vida é madrasta e cruel mas oferece lições de sabedoria. Os filhos de Inês e Pedro, aqueles que pareciam o perigo para o reino, foram pessoas de grande relevo. D. Beatriz foi condessa de Albuquerque, D. João, duque de Valência de Campos e D. Dinis, senhor de Cifuentes. E se tal não bastasse, D. João I era filho de D. Pedo, um bastardo que vai dar origem a uma nova dinastia.

Mas há sempre uma justificação para certas atitudes. D. Afonso IV tinha raiva a Inês não por ser quem era, que a considerava uma excelente mãe, mas por ter sido criada por Afonso Sanches, filho bastardo de seu pai, D. Dinis, ou seja, seu irmão e defendido por sua mãe. O sangue real corria em ambos os corpos mas o receio de ser ultrapassado era maior.

Os nomes de Pedro Coelho e Álvaro Gonçalves podem ser desconhecidos para muitos, mas o sangue de Inês está nas suas mãos e D. Pedro, não se coibiu de se vingar. Já Diogo Lopes Pacheco conseguiu fugir para França, o que lhe permitiu continuar vivo e fugir da cega vingança do rei, mesmo que tenha sido perdoado na literatura posterior.

A arca tumular de Inês de Castro, estrategicamente colocada no Mosteiro de Alcobaça, de frente para a de Pedro, é uma peça exemplar pela rara beleza que mostra. Lamentavelmente desconhecem-se os nomes dos mestres que deram o seu melhor nesta obra mas o certo é que encanta quem a vislumbra.

Durante as invasões francesas, Massena, um dos generais de Napoleão, deu ordens para retirar tudo o que fosse possível e levar para França. O túmulo de Inês permanece adormecido mas danificado. O nariz, que está partido, não sofreu qualquer tipo de acidente mas foi danificado propositadamente. Apesar de tudo não lhe retira a beleza e aumenta a lenda.

Inês, mulher bela e apaixonada, morta jovem, mártir do amor é lenda que se vai fecundando na literatura e no imaginário popular. Coroada rainha depois de morta, continua a ser amada por gerações que sentem o sangue quente e leve que o amor pode proporcionar. Não foram as borboletas que a mataram mas sim as mãos humanas cheias de ódio, de raiva e de ciúme que jamais poderão ser esquecidas.