Património Natural

Parque Nacional de Doñana

 

O Parque Nacional de Doñana, no extremo sudoeste de Espanha, é uma zona húmida excecional situada na margem direita do rio Guadalquivir, onde este desagua no Atlântico. A inter-relação do oceano com o rio Guadalquivir foi o fator fundamental que gerou a grande diversidade de ecossistemas e paisagens do Parque. Ao longo do estuário do rio encontram-se 38 quilómetros de praias virgens, rodeadas de dunas fixas e móveis, as mais importantes da Europa. As florestas de coníferas e de carvalhos, os arbustos, bem como as lagoas, os pântanos e as turfeiras, todos em excelente estado de conservação, fazem igualmente parte integrante da propriedade. Com uma área de 54 252 ha, o Parque é uma das poucas áreas protegidas na Europa onde convergem todos estes tipos de habitats.

Doñana possui uma valiosa fauna (nomeadamente aves) e flora (incluindo muitas espécies endémicas), e é um refúgio essencial para várias espécies ameaçadas de extinção, incluindo o lince ibérico (Lynx pardinus) (um dos felinos mais ameaçados do mundo), a águia imperial ibérica (Aquila adlberti), a Marrequinha-vermelha (Marmorenetta angustirostris), o Pato-de-cabeça-branca (Oxyura leucocephala), o Galeirão-de-crista (Fulica cristata), a Perna-vermelha (Aythya nyroca ), o Garçote (Botaurus stellaris) e o Garajau-preto (Chlidonias niger). O Parque é também de importância internacional devido às numerosas espécies e exemplares de aves nidificantes, invernantes e migratórias que encontram nesta zona húmida um lugar de repouso e um refúgio insubstituível na rota migratória Este-Atlântico.

As referências históricas a Doñana remontam a 700 anos. Entretanto, os seus múltiplos recursos, entre os quais se destacam a riqueza cinegética, a florestação, a pesca e o marisco, tornaram-na não só uma reserva de caça real favorita, mas também uma fonte de provisões essenciais para os habitantes deste território. A sua beleza natural inspirou escritores e artistas como Goya, Quevedo, Juan Ramón Jiménez e Caballero Bonald. A peregrinação ao Santuário de El Rocío, um dos actos de devoção mariana mais significativos do mundo, combina elementos naturais e espirituais, fazendo de Doñana um lugar simbólico e religioso.

Localização: Almonte, Huelva (Andaluzia), España
Centro de Visitantes El Acebuche
37°02'43.9"N 6°33'59.8"W


Património Natural

Veja mais aqui: Património Natural