Uma Pequena História da Música [50]
Franz Liszt
Pianista excepcional, com a melhor técnica do seu tempo e talvez de todos os tempos, Liszt deixou um importante legado de quatrocentas obras originais, bem como muitas transcrições e arranjos. Foi o inventor do poema sinfónico e um renovador no campo formal, dotado de uma grande capacidade de descrição através da sua música.
Liszt (1811-1886)
nasceu em Raiding, na Hungria. O seu pai, um
oficial da corte de Nicolau II Esterházy,
era um grande amante da música e tocava
piano, violino, violoncelo e guitarra.
Rapidamente descobriu os dotes musicais do
filho e tornou-se o seu primeiro professor.
Mas como isso não era suficiente para o
talento de uma criança prodígio, a família
mudou-se para Viena para que Franz estudasse
piano com Karl Czerny e composição musical
com Antonio Salieri. Em 1823, a família trocou Viena por
Paris, pensando em promover o futuro do seu
filho. Rapidamente se tornou um artista
célebre na capital parisiense e iniciou uma
digressão de concertos por França, seguida
de uma digressão por Inglaterra. A morte do
pai marcou o fim da sua carreira de concerto
como criança prodígio.
ARTISTA DE
GÉNIO
De regresso a Paris, Liszt faz
amizade com Chopin e Berlioz, cuja
influência foi notável na formação musical
do jovem. Tal como Paganini: depois de
assistir a um dos concertos do violinista,
Liszt propôs-se alcançar no piano os
incríveis efeitos que o virtuoso conseguia
no violino. E conseguiu-o, por exemplo, nas
suas impressionantes Valsas de Mefisto.
Durante este período, Liszt compôs, ensinou
piano e composição e viveu de acordo com o
protótipo romântico, frequentando os
círculos boémios, bebendo e apaixonando-se.
Foi também nesta altura que, após uma
desilusão amorosa, voltou a contemplar a
ideia de se tornar padre, que já tinha
considerado anteriormente. Estes três
pilares: a música, o amor e a religião,
tornar-se-iam uma presença constante na sua
vida.
A CONDESSA MARIE D'AGOULT
Em
1834, Liszt iniciou o que viria a ser uma
longa relação amorosa com a Viscondessa de
Flavigny, Marie d'Agoult, que na altura era
casada. Em 1835, após a morte do marido e
muda-se para Genebra com o músico. Desta
união nasceram três filhos: Blandina, Cosima
(que se tornou esposa primeiro de Hans von
Bülow e mais tarde de Richard Wagner) e
Daniel. Entretanto, Liszt continuou a sua
imparável carreira de sucesso, iniciando uma
nova digressão de concertos pela Europa em
1839. O seu virtuosismo ao piano causou
sensação, era admirado e as suas actuações
eram aguardadas com grande expectativa.
Durante esta digressão de concertos, o
músico teve várias amantes e, em 1844, Liszt
e Marie d'Agoult romperam definitivamente a
sua relação.
WEIMAR E OS POEMAS
SINFÓNICOS
Em 1847 Liszt conheceu a
princesa Carolyne Sayn-Wittgenstein, com
quem permaneceu quase até ao fim da sua
vida. Ela convenceu-o a abandonar os
concertos e a dedicar-se exclusivamente à
composição e à direção de orquestra na corte
de Weimar. Durante os doze anos seguintes,
Liszt tornou-se num dos mais proeminentes
representantes da Nova Escola Alemã, e
pianistas e compositores afluíram a Weimar
para terem aulas com ele. Foi um período
frutuoso em que compôs grandes obras
orquestrais, incluindo doze dos seus treze
poemas sinfónicos, um género do qual é
considerado o inventor. Mas o sucesso e a
estima de que gozava em Weimar foram minados
pelo escândalo da sua intenção de casar com
a princesa, o que exigia que ela anulasse o
seu casamento anterior, ao qual o seu ainda
marido se opunha. A defesa acérrima que
Liszt fazia de Wagner, na altura um exilado
político, também não ajudou.
Liszt abandona assim Weimar e o seu posto em
1861.
O SEU ÚLTIMO PERÍODO
Durante
oito anos, reside em Roma, onde compõe
sobretudo música religiosa. Em 1865, recebe
as ordens religiosas menores e torna-se o
"abade" Liszt, o que não o impede de se
dedicar a prazeres mais terrenos. Em 1869 é
convidado a ir a Weimar e, em 1871, a
Budapeste, para dar aulas de piano. A partir
de então, a sua vida é passada a viajar
entre Roma, Weimar e Budapeste.
Franz Liszt (1811-1886) : Khatia Buniatishvili, Piano Concerto no. 2
L'Orchestre de Paris, Andrey Boreyko (dir.)
Uma Pequena História da Música
- Ano V • maio 2024