Uma Pequena História da Música [37]
Johann Sebastian Bach
Austeridade, espiritualidade, perfeição técnica e beleza artística são algumas das características mais marcantes que definem a música de Bach (1685-1750). Mas todas elas não seriam nada sem o seu génio, que o levou a ultrapassar os limites do barroco e a tornar-se um dos maiores compositores de todos os tempos.
Em 1685, nasceu em Eisenach, no leste da
Alemanha, o oitavo filho de Johann
Ambrosius Bach. Batizado Johann
Sebastian, viria a tornar-se o membro
mais proeminente de uma família com uma
longa tradição musical: o seu pai era um
famoso instrumentista e os seus tios
eram compositores e músicos
profissionais.
NASCIDO ENTRE
MÚSICOS
Foi provavelmente o seu pai
que lhe ensinou a tocar violino e os
primeiros fundamentos da música, uma vez
que tocava vários instrumentos e
trabalhava como pianista de concertos na
sua cidade natal. O seu irmão mais velho
Johann Christoph, com quem passou a
viver quando ficou órfão aos dez anos de
idade e que lhe ensinou composição,
teoria musical, tocar órgão e cravo,
contribuiu para a sua aprendizagem.
Aos quinze anos, ingressou na escola
coral de S. Miguel, em Lüneburg. Durante
os dois anos que aí passou, parece que
teve a oportunidade de conhecer
organistas de renome, ter acesso aos
melhores órgãos da época e aperfeiçoar a
sua técnica como organista.
INÍCIO COMO ORGANISTA
Em 1703, Bach conseguiu um lugar como
músico de capela na corte de Weimar e,
sete meses mais tarde, como organista na
igreja de S. Bonifácio em Arnstadt.
Iniciou então as suas composições para
órgão e a sua conhecida Tocata e Fuga em
Ré menor parece datar deste período. O
talento de Bach e a sua forma de tocar
órgão eram espantosos, mas o cargo
exigia também que fosse mestre de coro.
Surgiram conflitos com as autoridades e
a situação agravou-se ainda mais quando
Bach se ausentou durante vários meses
para visitar o compositor e organista
Dietrich Buxtehude em Lübeck e assistir
a um dos seus concertos. Bach fez a
viagem a pé, tendo de percorrer
quatrocentos quilómetros de ida e volta.
Em 1707, Bach mudou-se para Mühlhausen
como organista e, no mesmo ano, casou-se
com a sua prima em segundo grau Maria
Barbara Bach, com quem teve sete filhos,
quatro dos quais sobreviveram.
A
CORTE DUCAL DE WEIMAR
A fama de Bach
foi crescendo e, em 1708, foi convidado
a tocar para o Duque de Weimar, que lhe
ofereceu o lugar de organista e músico
de câmara e, mais tarde, de concertino
(o concertino é o solista da primeira
secção de violinos). Foi um período
frutuoso em que desenvolveu grande parte
das suas composições para teclado e
orquestra, vários prelúdios e fugas,
estudou os grandes compositores
italianos e fez arranjos para órgão e
cravo dos concertos de Vivaldi.
Em
1716, por ocasião da morte do mestre de
capela da corte de Weimar, Bach
candidatou-se ao lugar vago, mas o duque
recusou e o músico demitiu-se dos cargos
que ocupava. Este facto enfureceu de tal
forma o duque que mandou prender Bach e
encarcerá-lo durante um mês, após o que
foi demitido sem cartas de recomendação.
A CORTE DE CÖTHEN
Após este
contratempo, Bach aceitou o cargo de
mestre de capela na corte do príncipe
Leopoldo de Cöthen. O seu novo patrono
era ele próprio músico e apreciava o
talento de Bach. A maior parte da música
que criou neste período era de carácter
secular. Os seis Concertos de
Brandeburgo, por exemplo, datam deste
período. Em 1720, a mulher de Bach
morreu subitamente e, um ano mais tarde,
o músico conheceu Anna Magdalena Wilcke,
uma jovem soprano da corte. Casaram-se
em 1721 e tiveram treze filhos, seis dos
quais sobreviveram.
EM LEIPZIG
Em 1723, o músico recebeu uma proposta
de Leipzig para se tornar professor de
canto na Thomasschule e diretor musical
das principais igrejas da cidade,
oferecendo-lhes todas as semanas uma
nova peça de música sacra para os
serviços dominicais e festivos. Foi um
período intenso em que compôs a maior
parte da sua obra, mas Bach queixava-se
do seu baixo salário e das intrigas
políticas a que estava sujeito.
Em
1733, no auge da sua carreira e
procurando melhorar a sua situação, Bach
enviou ao Eleitor da Saxónia, August Il,
o Kyrie e Gloria de uma Missa
em Si menor que estava a compor,
acompanhando estas peças com um pedido
de um cargo na corte, mas a sua
tentativa foi infrutífera.
Em 1741
entra numa nova fase de composição, da
qual resultam as suas duas últimas
obras: Oferenda Musical (Das Musikalische Opfer, BWV 1079) e
A Arte da Fuga (Die. Kunst der Fuge, BWV 1080).
Em 1749,
a sua saúde estava muito debilitada,
pois teve de ser submetido a duas
operações e a numerosas intervenções
para curar uma infeção ocular que o
estava a deixar cego. No verão de 1750,
devido às complicações causadas por
estes tratamentos, Bach morre com
sessenta e cinco anos.
MESTRE DE
TODOS OS GÉNEROS
Tentar sintetizar a
obra de Bach é uma tarefa quase
impossível, tanto pela sua extensão como
pela sua variedade. Pode dizer-se que o
estilo deste grande mestre do
contraponto é uma síntese de elementos
do passado e dos estilos praticados no
seu tempo por italianos, franceses e
alemães, mas unificados e reinventados
pelo seu génio criativo.
Numa época
em que o estilo galante, algo frívolo e
maneirista, ganhava terreno em todas as
artes, Bach não se deixou arrastar por
esta tendência e nas suas composições
manteve sempre a procura de uma
expressão elevada e cheia de
espiritualidade, caraterística
valorizada e apreciada por outros
músicos, tanto contemporâneos como
posteriores, mas que não foi muito bem
recebida pelo público.
As suas
composições abrangem quase todos os
géneros e formas do seu tempo, vocais e
instrumentais.
Nelas sintetizou
elementos de diversas origens,
combinando-os com o seu gosto pela
polifonia contínua, o seu esplêndido
domínio do contraponto, que dominava
como nenhum outro compositor, a sua
predileção pela sistematização e
codificação, e o seu perfeito
conhecimento das técnicas e
características de instrumentos como o
órgão, o violino e o cravo.
Todos
estes elementos, filtrados pelo crivo do
seu génio e talento musicais, produziram
um estilo único e inconfundível, mesmo
inovador, que abriu caminho para a
música do futuro e influenciou muitos
compositores posteriores. Com a música
de Bach, esplêndida, solene e
irrepetível, o período barroco chegou ao
fim.
MÚSICA VOCAL
Embora a sua
produção tenha sido mais extensa, apenas
sobreviveram 482 obras completas deste
género. Destas, cerca de 200 são
cantatas, a maioria das quais escritas
em Leipzig. Estas composições, divididas
em versos autónomos, baseiam-se em
textos de inspiração muito diversa
(luterana, salmos bíblicos, simbolista,
etc.), concebidos como verdadeiros
libretos de ópera. A estrutura da ópera
é também lembrada pelo contraste que
cria entre as árias e os conjuntos de
solos, sendo a parte coral geralmente
colocada no início e no fim da peça.
Compôs seis missas curtas. Nelas, o
Kyrie adquire um desenvolvimento
importante semelhante ao primeiro
andamento da sonata, com grandes fugas
corais e construções complexas. O resto
da missa é mais expressivo e consiste
numa sucessão de árias e conjuntos
corais. A mais grandiosa é a já
mencionada Missa em Si menor, concebida
como um drama simbólico evocando a
tragédia do Calvário e construída como
uma gigantesca cantata em vinte e quatro
andamentos independentes, incluindo
quinze coros, geralmente a cinco vozes e
muitas vezes com fugas.
Em 1724, Bach
escreveu a sua Paixão segundo S. Mateus,
um magnífico oratório em que a violência
dos sentimentos e o sentido dramático
fizeram dele uma das maiores obras do
compositor, tanto pela sua dimensão como
pelos meios utilizados. Para além disso,
entre 1734 e 1736, escreveu três outros
oratórios: o Oratório da Ascensão, o
Oratório da Páscoa e o Oratório de
Natal.
Para encerrar este capítulo da
música vocal, devemos mencionar sete
motetos, especialmente Jesu meine
Freude, uma esplêndida lição de
contraponto composta para coro a
cappella a cinco vozes.
MÚSICA
INSTRUMENTAL
A obra instrumental de
Bach, composta por cerca de quinhentas
peças, poderia ser objeto de um tratado
inteiro sobre esta arte. Para a estudar
de forma ordenada, costuma-se dividi-la
de acordo com o instrumento dominante:
obras para órgão de carácter secular
(prelúdios, fugas, tocatas e fantasias)
e cerca de 150 corais de carácter
litúrgico; obras para cravo, onde se
pode apreciar a originalidade do
compositor, a sua vontade de
experimentar e o seu domínio do
contraponto; obras para instrumentos
solistas (flauta, violino e violoncelo),
onde o génio de Bach se manifesta em
todo o seu vigor; e obras para conjuntos
orquestrais (Concertos de Brandenburgo).
Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J.L.Iriarte
A Missa em Si menor de Bach, interpretada pela Netherlands Bach Society. Entre um inspirador Kyrie e o jubiloso final Dona nobis pacem, há nove árias e duetos completamente únicos, catorze impressionantes secções de conjunto para quatro, cinco, seis e até oito vozes, um amplo espetro de solos instrumentais e uma incrível variedade de estilos.
Uma Pequena História da Música
- Ano V• fevereiro 2024