Uma Pequena História da Música [5]

Cantigas e música secular

  • PDF        24/07/2023

Os primeiros cancioneiros de música profana medieval datam dos séculos XII e XIII, e embora as fontes documentais saibam que este tipo de música também foi produzido mais cedo, a sua existência não foi registada nos códices, ao contrário da música religiosa.

No início do século XI, surgiu no sul de França, do Condado de Périgord à Catalunha e à Provença, a lírica trovadoresca, a mais antiga manifestação de música secular culta que subsiste no Ocidente. Os trovadores criaram canções que combinavam melodias e textos poéticos escritos na língua da região, ou seja, o occitano (língua românica falada no sul da França). O tema principal desta poesia lírica era o amor cortês, mas também se abordavam temas de cavalaria e feitos heroicos.
Algumas décadas mais tarde, no norte de França, surgiram novas cantigas trovadorescas, com características semelhantes às anteriores, mas escritas na língua românica dessa zona geográfica (norte de França), o odile. Era uma cantiga um pouco mais simples do que o occitano e, embora também tratasse dos mesmos temas, dava ênfase a aspetos mais populares. Os trovadores utilizavam diferentes formas poéticas, geralmente acompanhadas de refrões ou estribilhos.

MELODIA E POESIA
A lírica trovadoresca difundiu-se rapidamente nas cortes europeias, atingindo o seu apogeu na segunda metade dos séculos XII e XIII. Em cada lugar, essa lírica foi expressa na língua românica autóctone, que também adquiriu características peculiares.
As melodias eram muito variadas, baseadas em composições religiosas, mas mais ousadas, mais rápidas e mais alegres. Tinham uma textura monódica com acompanhamento instrumental. Os textos, sendo escritos em língua românica, permitiam o desenvolvimento de diferentes fórmulas rítmicas com alternância entre notas longas e curtas.

TROVADORES FAMOSOS
Entre os grandes e mais ilustres trovadores gauleses contam-se Guilherme IX de Poitiers, Marcabrú, Raimbaut de Vaqueiras, Peire Vidals, Chrétien de Troyes e Adam de la Halle. Embora este género de poesia lírica não fosse exclusivo dos homens, algumas mulheres aderiram a este tipo de poesia, como Beatriz de Die, Azalaïs de Porcairagues e Blanche de Castela. Outras, como Eleanor de Aquitânia, contribuíram como protetoras dos trovadores da sua corte.
Na Alemanha, os trovadores eram chamados minnesänger (cantores de amor) e entre eles encontravam-se Rudolf von Neuenburg e Walther von der Vogelweide.
A Espanha também aderiu ao movimento trovadoresco, no qual se destacaram figuras como Martín Códax, Guillem de Berguedà, e, sobretudo, o rei Afonso X, o Sábio. Em Portugal, Fernão Rodrigues de Calheiros foi um grande impulsionador do galaico-português, e sobretudo o rei D.Dinis. Se bem que o percurso de alguns trovadores, até pelo seu estatuto de figuras públicas, seja bem conhecido, em relação a muitos outros, e também em relação à maioria dos jograis (indivíduo que, na Idade Média, tocava vários instrumentos e cantava versos seus ou alheios, sendo pago para tal), os dados biográficos existentes são escassos ou mesmo nulos.

CANTIGAS
A melhor representação do estilo trovadoresco na Península Ibérica são as Cantigas de Santa Maria, de Afonso X o Sábio. São 432 composições monódicas que narram milagres e favores da Virgem. As melodias destas cantigas reúnem diferentes tendências musicais, desde modelos litúrgicos gregorianos aplicados a textos em língua românica até outros de carácter popular.
Afonso X foi um grande mecenas da música e criou a cátedra de música na Universidade de Salamanca (1254). Foi também protetor e admirador de muitos trovadores, como Bonifácio Calvo, Guiraut, Riquier e Guillén de Cervera. Rei de um território onde conviviam cristãos, judeus e muçulmanos, Afonso X, ao contrário da grande maioria dos monarcas europeus da época, protegeu o património cultural de todas as culturas. As obras criadas sob o seu patrocínio constituem uma fonte inigualável de conhecimento dos instrumentos utilizados no seu tempo, graças às miniaturas que contêm.

Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J. L. Iriarte

Cantigas de Santa Maria project - Alfonso X of Castile El Sabio (1221–1284). Cantiga-No 1.


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