Uma Pequena História da Música [15]
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Palestrina
(c.1525-1594) foi o maior
representante da escola romana do século
XVI. Reuniu na sua produção o melhor da
tradição polifónica vocal e uma
sensibilidade e inteligência muito
pessoais, difíceis de igualar.
Giovanni Perluigi, chamado "da
Palestrina" em homenagem à sua terra
natal, formou-se na escola de música
sacra da basílica de Santa Maria
Maggiore, em Roma. Em 1544, regressou à
sua cidade natal para assumir o cargo de
organista na catedral de Palestrina e,
quando o seu bispo subiu ao trono papal
como Júlio III, viajou de novo para
Roma, chamado pelo Papa como mestre do
coro dos rapazes da Basílica de São
Pedro e, mais tarde, como cantor na
capela privada do pontífice. Em 1555,
substituiu Orlando di Lasso como mestre
de capela em São João de Latrão (Roma)
e, em 1561, passou a ocupar o mesmo
cargo em Santa Maria Maggiore. Nunca
deixou a capital romana e terminou os
seus dias como diretor da capela de São
Pedro no Vaticano.
RESPEITADO POR
TODOS
Palestrina foi o melhor
representante da extensa e rica tradição
polifónica vocal. A sua obra, cheia de
espírito renascentista, engloba todas as
técnicas de escrita polifónica e serviu
de modelo e de guia para outros
compositores de música sacra no final do
século XVI.
Ao contrário de Di Lasso,
na arte de Palestrina não se deve
procurar uma renovação, mas sim a
utilização inteligente de todos os
procedimentos à sua disposição para
criar obras perfeitamente adaptadas às
exigências do "novo" catolicismo surgido
após a Contra-Reforma.
Embora nos
últimos anos da sua vida, sem renegar a
sua carreira anterior, Palestrina
quisesse demonstrar o seu desacordo com
algumas das normas ditadas pelo Concílio
de Trento, especialmente a que condenava
o estilo polifónico com o argumento de
que a sua ornamentação desviava a
atenção das palavras do texto, compôs a
sua famosa Missa Papae Marcelli,
na qual demonstrou que a música
polifónica podia transmitir a mensagem
sagrada com a clareza exigida pelos
ditames do Concílio de Trento.
COMPOSITOR RELIGIOSO
A maior parte da imensa
obra de Palestrina é de carácter
religioso. Compôs cerca de cem missas,
quase mil motetos, sessenta e seis
ofertórios e cinquenta e dois hinos,
além de salmos, lamentações e cânticos.
Sem dúvida, as suas composições mais
significativas e pessoais foram as
missas, nas quais demonstra o seu
perfeito domínio da técnica do
contraponto, bem como a sua grande
sensibilidade e talento artístico. Em
geral, são missas de carácter
conservador, mais de metade das quais
baseadas no cantus firmus,
melodias gregorianas.
Entre os seus
motetos, para além dos Improperia,
são famosos os vinte e nove motetos
sobre o texto dos Cânticos de Salomão.
Giovanni Pierluigi Palestrina é
considerado um dos mais eminentes
autores da música religiosa católica.
Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J. L.
Iriarte
VOCES8 sings the 'Magnificat Primi Toni'
by
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Uma Pequena História da Música
- Ano V• setembro 2023