Uma Pequena História da Música [13]

William Byrd

William Byrd (1543-1623), discípulo de Thomas de Tallis, passou à história como o "pai da música inglesa", pois foi o último grande compositor de música sacra católica e o primeiro de música secular da época dourada do período isabelino.

O período final do Renascimento inglês, que coincide com os últimos anos do reinado de Isabel I (Tudor) e os primeiros anos do reinado de Tiago I (Stuart), teve como protagonista um dos mais famosos músicos da época, William Byrd. Numa época em que os católicos eram perseguidos pelas suas crenças, e tendo em conta que Byrd era um católico fervoroso e mantinha uma relação próxima com aqueles que se recusavam a submeter-se aos ditames da Igreja Anglicana, o facto de o músico ter ocupado cargos importantes na corte de dois monarcas demonstra o seu talento e valor.

ENTRE LINCOLN E LONDRES
Pouco se sabe sobre os seus primeiros anos de vida, apenas que parece ter iniciado os seus estudos musicais muito cedo, que foi aluno de Tallis em Londres e que, pouco tempo depois, integrou o coro da catedral de Lincoln como organista, para o qual escreveu várias composições. Em 1570 foi convidado a assumir o cargo de cantor na capela real, mas demorou dois anos a deixar Lincoln e a assumir o seu novo posto. Durante algum tempo, embora já estivesse em Londres, o reitor de Lincoln continuou a pagar-lhe uma certa quantia para que continuasse a enviar as suas composições de música sacra anglicana para a catedral. Em 1572 foi nomeado organista da capela real, cargo que partilhava com Tallis, e durante os vinte anos seguintes continuou a trabalhar para a corte inglesa.

ANOS DIFÍCEIS
Durante a década de 1570, quando a perseguição aos católicos se generalizou, Byrd teve de abandonar Londres e instalou-se com a família em Harlington. A sua mulher, Juliana, foi incluída na lista dos perseguidos por se recusar a assistir aos serviços religiosos anglicanos, obrigatórios na altura. Em 1581, após a execução de vários jesuítas, acreditando-se que o músico estava ligado a eles, a sua casa foi revistada e ele foi multado pelas suas crenças e pelas suas relações com os "hereges" católicos, mas não foi preso. Na década de 1590, após a morte de Juliana, Byrd casou-se novamente e mudou-se para Essex, onde viveu até ao fim da sua vida.

EMOÇÃO NA MÚSICA
Byrd cultivou todos os géneros de música então praticados em Inglaterra, tanto música instrumental como vocal, tanto sacra como secular. A maioria das suas composições foram encomendadas por patronos católicos e anglicanos.
Escreveu frequentemente música vocal secular para uma só voz acompanhada por viola, em vez de alaúde, o que era comum entre os seus contemporâneos.
Compôs também música religiosa anglicana, embora as suas peças mais sublimes fossem católicas, com os textos em latim, como o motete a quatro vozes Ave verum corpus. Nas suas três missas a três, quatro e cinco vozes, utilizou a técnica típica inglesa da imitação (frases melódicas repetidas por diferentes vozes em determinados momentos da peça). Esta técnica permitiu-lhe exprimir muito bem as emoções, especialmente as de crenças religiosas profundas.

Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J. L. Iriarte

VOCES8 performs William Byrd’s double motet
‘Ne Irascaris Domine’ and ‘Civitas Sancti Tui’
in the Gresham Centre in London.


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