Uma Pequena História da Música [11]

O renascimento em Inglaterra

A música renascentista inglesa do século XVI foi marcada pelos acontecimentos da reforma religiosa e pelas personalidades dos reis da época: Henrique VIII e as suas filhas Isabel I e Maria Tudor. E, entre todos eles, destaca-se um músico: John Taverner (1490-1545).

Até ao início do século XVI, a música inglesa baseava-se na tradição que John Dunstable tinha estabelecido no século anterior. Era uma música muito relutante em aceitar influências do continente europeu, e a herança flamenga, tão difundida no resto da Europa, era dificilmente detetável. A chegada do século XVI inaugurou um período muito mais turbulento para a música inglesa, afetada pelos acontecimentos políticos e históricos da Reforma Protestante, que transformaram os costumes religiosos e as tradições musicais do país.
As personalidades dos monarcas ingleses da época também influenciaram o desenvolvimento musical. Henrique VIII, que foi um grande amante e protetor de todas as artes, contribuiu para a presença da música na vida social, pública e privada de Inglaterra, favorecendo um importante desenvolvimento da música vocal e instrumental, tanto religiosa como secular.
Mas nem tudo foi fácil para os músicos, especialmente para os dos mosteiros, que se viram obrigados a dar uma reviravolta nas suas carreiras após as contínuas contendas entre Henrique VIII e o Papa, conflitos que terminaram com a separação da Igreja de Inglaterra e da Igreja de Roma.
Sob o reinado de Isabel I, a influência da música continental começou a fazer-se sentir. O contraponto flamengo penetrou gradualmente nas composições inglesas, especialmente as de carácter religioso, e a música secular atingiu o seu auge. Ao mesmo tempo, a música italiana começou a exercer a sua influência após a publicação, em 1580, de uma compilação de madrigais italianos por um impressor inglês.

JOHN TAVERNER (1490-1545)
Um dos músicos ingleses mais prolíficos deste período foi John Taverner. A sua fama, que começou em 1526, quando foi nomeado primeiro organista e mestre de coro na Christ Church College Cathedral, em Oxford, sob a proteção do Cardeal Thomas Wolsey, viria a ser rapidamente interrompida, pois em 1528 foi apanhado numa das perseguições religiosas acima mencionadas. Taverner foi processado pelo seu envolvimento com os luteranos e, apesar de não ter sido punido, a sua carreira sofreu e teve de abandonar Oxford no ano seguinte, quando o seu protetor Wolsey caiu em desgraça.
Não se sabe o que fez nos anos seguintes, pois não há registo de que tenha ocupado qualquer cargo ou recebido qualquer nomeação. A única informação que existe indica que, anos mais tarde, se estabeleceu em Boston (Lincolnshire) como um abastado proprietário de terras.
A sua produção musical, de que há conhecimento é quase toda vocal, composta por missas, magnificats, antífonas e motetos.

Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J. L. Iriarte

Taverner: Missa Gloria Tibi Trinitas
Contrapunctus, Choir of The Queen's College, Oxford

Owen Rees, conductor


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