Uma Pequena História da Música [10]
Josquin des Prez
O compositor Josquin des
Prez (1410-c.1521), é a peça central da
música do início do renascimento.
Conseguiu integrar as técnicas
composicionais do contraponto e da
harmonia com princípios humanistas que
defendiam o poder expressivo e a
influência da música.
Pouco se sabe sobre a vida de Josquin
des Prez, apesar da grande fama que
alcançou no seu tempo, o que lhe valeu a
alcunha de princeps musicorum.
Sabe-se que nasceu na região controlada
pelo duque de Borgonha, possivelmente na
cidade de Hainaut (hoje na Bélgica) ou
do outro lado da atual fronteira, em
França, pelo que várias vezes na sua
vida foi legalmente descrito como
"francês". Entre 1459 e 1472, foi cantor
na capela da catedral de Milão. Em 1474,
ainda na cidade de Milão, entrou ao
serviço do príncipe Galeazzo Maria
Sforza e, em 1476, ao serviço do cardeal
Ascanio Sforza. Depois mudou-se para
Roma e entrou para o coro papal, onde
permaneceu durante dez anos, até 1499,
altura em que foi servir na corte do
Duque Ercole I d'Este, em Ferrara.
Finalmente, em 1505, decidiu regressar a
França, onde trabalhou durante algum
tempo como compositor na corte do rei
Luís XII. Em 1515, foi nomeado reitor da
colegiada de Notre-Dame em
Condé-sur-l'Escaut, onde permaneceu até
à sua morte.
A sua extensa produção
musical inclui vinte missas, sete
fragmentos de missa, noventa e oito
motetos e sessenta e duas canções. Em
1502, 1505 e 1515, o impressor Ottaviano
Petrucci de Veneza publicou três
compilações das obras de Josquin,
confirmando a fama do compositor no seu
tempo.
LINGUAGEM MUSICAL
As
primeiras obras de Josquin apresentam
muitas semelhanças com as de Johannes
Ockeghem, especialmente nas harmonias
complexas e nas técnicas sofisticadas
características dos compositores da
escola flamenga, embora talvez com uma
maior flexibilidade e equilíbrio
harmónico que evidenciam a influência
italiana. Durante a sua longa estadia em
Itália, Josquin conheceu o humanismo e a
sua interpretação do conceito de música
como uma combinação de técnica e medida,
e de expressividade e sentimento.
Apesar da grande variedade da produção
musical de Josquin, todas as suas
composições têm uma caraterística comum:
a música explora as necessidades
emocionais do texto, de modo que, pela
primeira vez, um ouvinte pode dizer do
que trata a peça musical simplesmente
pelo som, e não pelas palavras.
MISSAS, MOTETES E CANÇÕES
Nas
missas, Josquin utiliza técnicas
composicionais tradicionais, mas
reforçadas com recursos como o ostinato
(sucessão de compassos com uma sequência
de notas em que uma ou mais se repetem
exatamente em cada compasso), a
sequência e a repetição. De um modo
geral, em comparação com as obras de
outros contemporâneos, são composições
com uma melodia mais livre e serena, com
múltiplas combinações canónicas e
contrapontísticas. Embora continue com a
técnica do cantus firmus, esta
evolui no sentido de uma menor rigidez,
maior riqueza melódica e equilíbrio
entre as vozes.
Para além das missas
de carácter exclusivamente litúrgico (Ave
Maris stella) e das missas com
abundante utilização do cânone (Sine
nomine), Josquin utilizou uma das
formas preferidas do seu tempo, as
missas paródicas, em que partes de uma
obra existente (sacra ou profana) são
utilizadas como base para uma nova peça.
A este grupo pertence, por exemplo, a
Missa malheur me bat, baseada
numa canção de Ockeghem.
Os motetos
permitem a Josquin exprimir melhor o seu
talento, dão-lhe maior liberdade de
composição, pois não estão sujeitos aos
textos imutáveis da missa. São compostos
por salmos, antífonas, hinos e orações;
é um dos primeiros compositores a
utilizar passagens do Antigo Testamento
como base das suas composições.
A
maior parte dos motetos, tal como as
canções, são compostos a quatro vozes,
conseguindo assim uma grande
profundidade e uma ampla gama vocal.
Para além da música sacra, Josquin
escreveu numerosas chansons,
algumas das quais foram muito populares
e circularam por toda a Europa; muitas
delas são cantadas atualmente por grupos
vocais a cappella, ou seja, sem
acompanhamento musical.
Adaptado por Francisco Gil,
A partir de um texto de J. L.
Iriarte
Josquin des Prez (1410-c.1521) / Mille
regretz
Interpreta: PROFETI DELLA
QUINTA
Giovanna Baviera, Doron Schleifer,
Jacob Lawrence, e Elam Rotem.
Uma Pequena História da Música
- Ano V• setembro 2023