Fábio d'Abadia de Sousa

Memórias do Futuro

Fábio d'Abadia de Sousa

Uma nova etapa de descobertas sobre o espaço

Depois de seis meses de ajustes delicadíssimos, a equipe de cientistas responsável pelo funcionamento do James Webb divulgou na última segunda-feira, dia 11 de julho, direto da Casa Branca, em Washington (DC), Estados Unidos, a primeira fotografia colorida e de altíssima resolução feita pelo telescópio. A imagem mostra galáxias há\a (a distância é no tempo e no espaço ao mesmo tempo) bilhões de anos luz da Terra. Além de entusiasmar toda a equipe de milhares de pessoas responsáveis pelo projeto em vários locais do mundo, a nitidez da imagem também deixou boquiaberta toda uma legião de leigos aficionados por descobertas espaciais em todos os cantos do globo terrestre.

É claro, sou um desses aficionados, e não contive as lágrimas ao ver o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris, pessoas que muito admiro, mostrarem para o mundo que a ciência é fundamental para o desenvolvimento da humanidade em direção a um futuro iluminado pelo brilho das estrelas. O principal recado de Joe Biden e Kamala Harris foi que a ciência e o trabalho duro são fundamentais para o bem-estar e a evolução dos seres humanos e de todas as outras criaturas que habitam o nosso frágil planeta! O recado, sem dúvida nenhuma, foi direcionado aos negacionistas, obscurantistas e apoiadores de ditaduras, que ainda defendem bobagens, como por exemplo, que a Terra é plana e que as vacinas contra doenças infecciosas devem ser boicotadas!

A primeira imagem em alta resolução do James Webb, além de renovar as esperanças em parte da humanidade de que o futuro será melhor, também prenunciam a possibilidade de respostas para questões angustiantes para uma boa parcela das pessoas, como por exemplo: Será que há vida em outros mundos?  Os cientistas do James Webb não prometeram resposta a esse questionamento específico, mas avisaram que o telescópio poderá, por exemplo, dizer se planetas em outros sistemas solares possuem possibilidades de abrigar vida, à base de carbono, apenas pela a análise de suas atmosferas. Isso já parece um grande passo!

O James Webb também irá além do que conseguiu o telescópio Hubble em termos de captura de imagens em infravermelho. A expetativa dos cientistas é que a tecnologia, agora mais aperfeiçoada, permitirá ver as primeiras galáxias que existiram! Para nós, os aficionados pelo Universo, a esperança é que o James Webb traga o máximo possível de informações sobre o gigantesco “oceano cósmico” (termo usado pela primeira vez pelo cientista Carl Sagan (1934-1996)) do qual fazemos parte, mas que pouco sabemos a respeito.

Esta imagem, conhecida como "Primeiro Campo Profundo de Webb", é a primeira imagem colorida lançada pela próxima geração do Telescópio Espacial James Webb. É a imagem infravermelha mais nítida do universo distante já produzida, de acordo com a NASA.