Contemplações
Francisco Gil
“Banana colada na parede”
de Maurizio Cattelan
- Partilhar 6/05/2024
Esta infame peça de arte,
uma banana colada na parede, conhecida
como Comedian, foi vista em
todas as plataformas de redes sociais
aquando do seu lançamento.
A dita Banana Taped to Wall,
inicialmente exposta na feira
Art Basel de 2019, quando foi
vendida por 120 mil dólares, causou uma
grande indignação no mundo do mercado
da arte.
Através de uma doação não
identificada, o Museu Guggenheim em
Nova Iorque recebeu Comedian de
Maurizio Cattelan em setembro de 2019.
A obra de arte – uma banana colada a
uma parede – foi inicialmente exibida e
colocada à venda no festival Miami
Beach Art Basel, no outono de 2019,
onde atraiu reparos, chacota e muitos
memes.
Durante um breve período,
as redes sociais foram inundadas com
imagens de praticamente tudo colado às
paredes, incluindo tomates, latas de
refrigerante, legumes, sapatos e um
gato de alguém.
As empresas responderam rapidamente com
anúncios na Internet que mostravam os
seus produtos, como desodorizantes e
batatas fritas, colados às paredes com
uma etiqueta de preço baixo.
O
homem por detrás da infame obra da
banana colada na parede é Maurizio
Cattelan nascido em 1960, em Pádua,
Itália. Cattelan goza com as
instituições, as instituições em geral
e os sistemas de valores atuais,
especificamente na sua atividade
conceptual caprichosa e provocadora. As
suas criações incluem o icónico
Comedian (2019), que é apenas uma
banana colada a uma parede, e um
monumento de cera do Papa João Paulo II
a ser atingido por um meteoro.
Todas as esculturas e instalações de
Cattelan são satíricas e evocam
frequentemente o conceptualismo
humorístico de Marcel Duchamp. Envolvem
o público, o artista, os colecionadores
e os padrões sociais de gosto.
Autodidata,
trabalhou em design antes de iniciar a
sua carreira como artista visual.
Realizou exposições em Paris, Nova
Iorque, Londres, Berlim, Milão e
Zurique, além de participar
frequentemente na Bienal de Veneza.
Foram pagos milhões de euros pelas suas
obras no mercado secundário. Os temas
fundamentais do trabalho de Cattelan
são o humor e o sarcasmo; como
resultado, é por vezes referido como um
palhaço da cena artística, um bobo da
corte ou um brincalhão.
Falando
com Sarah Thornton, escritora,
etnógrafa e socióloga da cultura, sobre
o tema da originalidade,
Cattelan disse: “A originalidade não é
uma entidade independente. É uma
progressão das coisas que são feitas. A
tua capacidade de acrescentar é o que
te torna original”. A sua arte recorre
frequentemente a trocadilhos diretos ou
subverte cenários demasiado utilizados,
como a troca de pessoas por animais em
quadros escultóricos. O humor de
Cattelan eleva a sua arte acima do
prazer estético, sendo frequentemente
morbidamente interessante. Com este
acto, ressuscitou-se uma série de
questões que parecem surgir
periodicamente: o que distingue uma
obra de arte cara de outra barata
aparentemente idêntica?
Quando foi exposta, durante a feira de
Arte, a banana original teve de ser
substituída várias vezes, uma das quais
depois de ter sido retirada por alguém
e consumida no momento. Esse ato
de comer a banana em plena exposição,
foi concretizado por um convidado – um
outro artista – que apresentou uma
declaração, dizendo que a banana era
deliciosa. A ação de comer a banana foi
vista como uma peça de performance –
talvez uma declaração sobre o facto de
certas peças de arte serem consideradas
mais valiosas do que outras, ou então
sobre o facto de alguns artistas
poderem exigir quantias elevadas de
dinheiro pelas suas obras de arte,
enquanto outros passam fome a tentar
vender peças apenas para sobreviver.
Por isso, é sem ironia que o artista
intitulou a sua peça performativa
The Hungry Artist! (O Artista
Faminto!)
Outro facto
interessante, é que quem adquiriu a
obra não levou para casa nenhuma banana
genuína, ou fita adesiva. Em vez
disso, recebeu um documento – um
certificado de autenticidade – que lhe
dava autorização para duplicar o
trabalho e instruções pormenorizadas
sobre como o fazer. Entre outros
requisitos, dizia que a banana tinha de
ser suspensa 175 cm acima do chão e
mudada a cada sete ou dez dias.
Uma banana é uma obra de arte?
Pelo menos desde meados do século
XX, o mundo da arte tem aceitado a
noção de que coisas banais feitas à mão
podem ser consideradas obras de arte,
mas o trabalho de Cattelan estimulou
uma discussão sobre a metodologia
utilizada para avaliar obras de arte.
De que serve um documento que dá o
direito legal de fazer o mesmo, se
qualquer pessoa pode colar qualquer
coisa na parede, como muitas pessoas
fizeram? Podemos comparar Comedian
com Strange Fruit (1992-1997),
de Zoe Leonard, uma enorme instalação
de cascas de fruta que a artista
juntava meticulosamente. Serviu como um
gesto ritualizado de luto e memorização
e foi criada durante a crise da SIDA.
Leonard determinou que era melhor, de
acordo com a intenção da peça, deixar o
material deteriorar-se lentamente até
se transformar em pó, depois de
colaborar cuidadosamente com um
conservador que estabeleceu uma forma
de parar o declínio do material num
determinado momento.
Embora o
tempo e a mudança afetem a manifestação
tangível dos objetos orgânicos de
Leonard, devem ser estas peças de fruta
específicas que passam pela transição.
A identidade da obra de arte, segundo
os artistas conceptuais dos anos 60,
não reside na sua expressão física, mas
sim na ideia que a inspirou. Embora não
seja obrigatório, essa noção pode
materializar-se. De acordo com este
raciocínio, é o conceito que é comprado
e vendido no mercado da arte, e não a
coisa física, que é apenas uma
expressão da ideia. O certificado de
autenticidade preserva o estatuto da
obra de arte como obra de arte mesmo
quando esta é replicável ou imaterial.
Não é necessária uma banana
específica para “Comedian”; qualquer
banana pode ser utilizada sem alterar a
mensagem da peça. Sugerir que qualquer
banana e fita adesiva são obras de arte
de Maurizio Cattelan, por outro lado, é
muito diferente.
Atirar no
mercado da arte
Mesmo que o
preço da banana colada na parede,
de 120 mil dólares, fosse razoável para
os padrões da arte moderna, é sem
dúvida uma margem significativa para o
processo de fusão de dois materiais
realmente económicos e facilmente
acessíveis. O título da peça sugere que
esta tem consciência do absurdo cómico
da sua própria avaliação do mercado da
arte. A inclinação ascendente da banana
na parede também se assemelha a um
sorriso estilizado e, como todos
sabemos, as cascas de banana são
utilizadas até nos mais rudimentares
esboços das palhaçadas.
Cattelan, não sendo o primeiro
comediante a gozar com o mercado, com
os negociantes de arte e com a forma
como estes se inserem em todo o
sistema, já em 1995 tinha apresentado
uma performance invulgar, quando
colocou o galerista Emmanuel Perrotin
vestido como um coelho gigante,
cor-de-rosa, em forma de pénis, durante
toda a sua exposição de 1995 na própria
galeria parisiense de Perrotin.
Errotin, o verdadeiro coelho era o
título da obra. A farsa do mercado da
arte foi posta em evidência ao obrigar
Perrotin a trabalhar como galerista
comercial, enquanto vestia um ridículo
e embaraçoso fato fálico.
Outra
provocação de Cattelan, aconteceu numa
das casas de banho do Museu Guggenheim, onde o artista
ergueu a peça America em 2016.
Uma sanita em ouro de 18 quilates, uma
obra satírica de arte interativa que
convida as pessoas a utilizá-la. É uma
observação irónica sobre os excessos
dos ricos americanos. Faz eco das obras
de lavatório de Marcel Duchamp e de
Sherrie Levine.
Tal como outras
peças de arte conceptual, a de Cattelan
deve ser vista no contexto dos sistemas
em que funciona. Devemos levar
“Comedian” a sério ou trata-se apenas
de uma piada sofisticada? Se a piada da
banana colada na parede, é sobre alguém
ou alguma coisa, quem ou o quê está a
ser gozado? Talvez se trate de uma boa
crítica ao estatuto dos artistas e da
indústria e mercado da arte. Em todo o
caso, gerou controvérsia na comunidade
artística e levantou a questão do que é
realmente a arte enquanto ideia e
mensagem.
Adaptado de um texto de
- Ano V • maio 2024