Contemplações
Francisco Gil
As estátuas dos Tiranicidas
O grupo
escultórico conhecido como os
Tiranicidas, representa Harmódio e
Aristógito. É uma cópia romana de
estátuas originais da Grécia antiga que
se encontram expostas no Museu
Arqueológico de Nápoles, Itália. Datam
de 480-470 a.C. e foram encomendadas
para substituir o grupo de Tiranicidas
destruído por Xerxes aquando da sua
invasão de Atenas.
Representa um
grupo escultórico de duas figuras,
ambas de pé, executadas num estilo
naturalista idealizado. Originalmente
realizado em bronze, os exemplares -
cópias romanas - existentes estão
esculpidos em mármore. Representam o
momento em que os dois personagens,
Harmódio e Aristógito, correm armados
em direção ao tirano Hiparco,
matando-o. Harmódio aparece de pé, com
um manto no braço, que segura para a
frente, e empunhando uma espada que não
foi conservada. Aristógito, por sua
vez, aparece completamente nu, com o
braço levantado, segurando um punhal.
As obras foram realizadas num
estilo artístico que introduziu
importantes mudanças na representação
escultórica em relação ao período
Arcaico. De um modo geral,
introduziu-se o conceito de mimese, ou
seja, a cópia da natureza como ideal de
beleza, abandonando o convencionalismo
do período anterior e avançando para um
maior naturalismo. Estas
características podem ser observadas na
escultura dos torsos e dos membros
superiores e inferiores, embora
mantenham algum geometrismo. É
introduzida uma tensão que torna as
figuras mais dinâmicas. Por outro lado,
a disposição, com uma perna à frente,
suportando o peso, e os braços virados
para o observador, rompe com o habitual
frontalismo do Kouros,
(estátua de um jovem do sexo masculino,
datada do Período Arcaico da arte grega
entre 650-500 a.C.) introduzindo
múltiplos pontos de vista para o
observador. Apesar da grande tensão do
momento representado, os rostos
permanecem serenos, representando o
ethos, ou seja, um estado de
serenidade, consciência e domínio dos
sentimentos. Também se podem observar
diferentes texturas, como a utilizada
no manto que cobre o braço de Harmódio,
bem como os troncos, que funcionam como
estribos para suportar o peso das
figuras.
O conjunto dos
Tiranicidas, que estava exposto na
Ágora de Atenas, representava o triunfo
da Democracia sobre a tirania dos
Pisistrátidas, como Hiparco e Hípias,
assassinados por Harmódio e Aristógito.
Após este acontecimento, as reformas de
Clístenes (565–492 a.C.) deram origem à
Democracia de Atenas.
Após a
vitória dos atenienses sobre os persas
nas Guerras Médicas, iniciou-se um
período de esplendor em Atenas, a sua
hegemonia sobre a Liga de Delos, bem
como a emergência nos campos político,
económico e cultural, deram origem a
uma nova conceção dos valores e
princípios cívicos, com a reflexão, a
responsabilidade cívica e o controlo
das paixões em primeiro plano. Esta
nova forma de entender a vida cívica
teve a sua influência na vida
artística, levando a uma evolução na
expressão artística, onde estes valores
se refletiram na expressão do ethos
e onde se adquiriu um maior movimento e
dinamismo e em síntese uma melhor cópia
da natureza, ou mimesis, que se tornou
o verdadeiro ideal de beleza deste
período.
- Ano V • janeiro 2024