Francisco Gil

Contemplações

Francisco Gil

Venus de Milo: dois mil anos depois!

A Vénus de Milo é um dos mais famosos exemplos da escultura da Grécia Antiga. É uma estátua de mármore sem braços de Afrodite – a deusa grega do amor e da beleza – que foi esculpida durante o período helenístico, entre cerca de 130 e 100 a.C. Um pouco maior do que o tamanho natural, acredita-se que seja obra do escultor Alexandre de Antioquia, segundo uma inscrição no seu plinto (agora perdida). Esta graciosa figura de uma deusa tem fascinado os amantes da arte, desde a sua descoberta em 1820, na pequena ilha grega de Milos, no mar Egeu. É, sem dúvida, uma das estátuas mais conhecidas da história da escultura e encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A Vénus de Milo foi encontrada num campo por um jovem agricultor chamado Yorgos Kentrotas, enterrada num nicho de parede dentro das ruínas da antiga cidade de Milos. A escultura de pedra apresentava-se em duas partes principais: o tronco e as pernas, cobertas por um panejamento. Vários outros fragmentos escultóricos foram descobertos nas proximidades, incluindo um braço (e mão) esquerdo separado segurando uma maçã, e um plinto inscrito com uma clara referência a um escultor chamado "...Sandros de Anchiochia no Meandro".

O agricultor foi ajudado na recuperação da estátua por Olivier Voutier, um oficial da marinha francesa, cuja embarcação se encontrava ancorada nas proximidades. Quando a notícia do achado se espalhou, um segundo oficial francês, Jules Dumont d'Urville, notificou o cônsul francês junto do Império Otomano em Constantinopla, Charles-Francois de Riffardeau, Marquês de Riviere. Este, por sua vez, providenciou o envio da estátua para França, onde foi oferecida como prenda a Luís XVIII, que a doou ao Louvre.

Na altura, o museu ainda sentia a perda da Vénus dos Médicis, uma famosa obra de arte antiga que tinha sido devolvida a Itália em 1815, após a derrota de Napoleão em Waterloo. Assim, para valorizar a sua nova aquisição, decidiu-se ignorar o plinto, com a inscrição que identifica Alexandre de Antioquia como o escultor, para que a estátua pudesse ser atribuída a Praxíteles (c.375-335 a.C.), um dos maiores escultores da época clássica. Para o conseguir, as autoridades lançaram uma grande campanha de propaganda para promover a importância da obra, que dataram astuciosamente da época clássica de Praxíteles (480-323 a.C.) – uma ação que atrasou em muito o aparecimento de uma avaliação académica precisa da escultura. Após essa avaliação, a Vénus de Milo foi datada no período helenístico posterior (323-27 a.C.) e atribuída ao menos conhecido escultor Alexandre de Antioquia.

A estátua é feita de mármore de Parian e mede cerca de 1,80 m de altura, sem o plinto. Pensa-se que retrata Afrodite, a antiga deusa grega do amor e da beleza. De acordo com os especialistas em restauro, a escultura foi esculpida essencialmente a partir de dois blocos de mármore de Parian e é composta por várias partes que foram esculpidas separadamente antes de serem fixadas com cavilhas verticais. Tragicamente, os braços da estátua e a base original, ou plinto, perderam-se praticamente desde a chegada da obra a Paris, em 1820. Isto deveu-se em parte a erros de identificação, porque quando a estátua foi originalmente remontada, não se acreditou que os fragmentos da mão e do braço esquerdos que a acompanhavam lhe pertencessem, devido ao seu aspeto mais "rude". Hoje, no entanto, os especialistas acreditam de que estas peças adicionais faziam parte da estátua original, apesar da variação no acabamento, uma vez que era prática comum na altura dedicar menos esforço às partes menos visíveis de uma escultura. (O braço envolvido, estando acima do nível dos olhos, seria tipicamente invisível para o espetador casual).

Há a convicção
que o braço direito da Vénus de Milo, esculpido separadamente, se encontrava ao longo do tronco, com a mão direita apoiada no joelho esquerdo levantado, agarrando assim o panejamento que envolvia as ancas e as pernas. O braço esquerdo, por sua vez, segurava a maçã ao nível dos olhos. Os estudiosos continuam divididos quanto ao facto de a deusa estar a olhar para a maçã que segurava ou a olhar para um plano longínquo.

No seu estado original, a escultura teria sido pintada com pigmentos coloridos, para criar uma aparência mais realista, e depois decorada com bracelete, brincos e bandolete, antes de ser colocada num nicho dentro de um templo. Hoje, no entanto, não resta qualquer vestígio de tinta, enquanto os únicos sinais de joias de metal são os orifícios de fixação.

Embora influenciada por elementos da escultura grega alto-clássica (c.450-400 a.C.) e da escultura grega clássico-tardia (c.400-323 a.C.) – o distanciamento e a impassibilidade da cabeça, por exemplo, provêm do século V a.C. – a Vénus de Milo utiliza inovações criativas do século III-IV a.C., período conhecido como helenismo. Em primeiro lugar, é evidente o contraste entre a carne nua e lisa do tronco e a textura franzida do panejamento que cobre as pernas. Em segundo lugar, a composição em espiral – ou seja, a ligeira viragem do corpo - das ancas para o ombro – combinada com o impulso para fora da anca direita, resultando numa fascinante pose em forma de S. Em terceiro lugar, o tamanho relativamente pequeno do tronco. Por último, há um indício inevitável de tensão erótica provocada pelo panejamento que ameaça desprender-se completamente. Estas quatro características estilísticas foram todas desenvolvidas durante o período helenístico tardio. Por isso, no seu conjunto, a obra é vista como uma combinação subtil de estilos anteriores e posteriores.

Segundo a mitologia, a escultura representa a deusa grega Afrodite e a história do Julgamento de Páris. Nessa história, o jovem príncipe troiano, Páris, recebe uma maçã de ouro da deusa da Discórdia e foi-lhe dito que a entregasse à mais bela das três candidatas: Afrodite, Atena e Hera. Afrodite venceu o concurso de beleza, subornando Páris com o amor da mais bela mulher mortal – Helena de Esparta – e recebeu a maçã.

Durante o século XIX, a Vénus de Milo foi muitas vezes elogiada por vários críticos de arte como um dos grandes tesouros da arte grega: uma representação da beleza e da estética femininas – sobretudo devido à sua notável fusão de grandeza e graça. Como os valores estéticos estão em permanente mudança, as estátuas gregas sem membros já deixaram de ser veneradas com tanto entusiasmo como nos séculos XIX e XX. No entanto, a deusa mantém muito do seu mistério e, mesmo acreditando-se que representa Afrodite, poderia também representar a deusa do mar, Anfitrite, que era venerada na ilha de Milo na altura. De facto, dada a sua semelhança com a Afrodite de Cápua (Museu Arqueológico Nacional de Nápoles), há quem especule tratar-se de uma réplica romana de uma escultura grega original de finais do século IV.

Leituras adicionais:
Aicard, J. (2010). La Vénus de Milo: recherches sur l'histoire de la découverte, d'après desdocuments inédits. Nabu Press.

Kousser, R. (2005). Creating the past: The Venus de Milo and the Hellenistic reception of classical Greece. American Journal of Archaeology, 109(2), 227-250.

Ravaisson, F. (2010). La Venus De Milo. Thackeray Press.