Carlos Afonso

Não há Pachorra

Carlos Afonso

O Doutor da Mula Ruça e a Mala Chanel da Senhora Russa

Segundo a agência France Information, uma senhora russa comprou uma mala numa loja da Chanel no Dubai e foi obrigada a assinar uma declaração de que a mala não viajaria para a Rússia. Parece que se trata de uma decisão da empresa francesa de artigos de moda, enquadrada na política de sanções a propósito da invasão da Ucrânia. Tenho tanta pena da mala como da senhora, um dos poucos sentimentos que o Sr. Putin deve partilhar comigo.
Não tenho pena nenhuma mas estou contra, pois a Madame Coco Chanel também estaria, se ainda andasse por aí. Afinal de contas ela gostava dos russos: albergou o exilado e pobre Igor Stravinski e a sua família sob o mesmo tecto... e, ao mesmo tempo, abrigou o Igor sob os mesmos lençóis. Ainda por cima, quando o romance acabou atirou-se de cabeça a outro russo, o Grao Duque Dmitri Pavlovich Romanov. Se fosse viva de certeza já teria andado enrolada com algum russo. Não digo com o Putin mas com o Lavrov era de caras, pois este é muito mais viajado.

Agora a história da mula ruça. Havia em Évora, no séc.XVI, um médico que teria estudado numa Universidade espanhola. Era conhecido naquela cidade por "o físico da mula ruça" por se deslocar num animal com aquela característica cromática. Chateado por duvidarem das suas habilitações, decidiu pedir o seu reconhecimento ao Rei. D. João III acabou por conceder-lhe equivalência, por alvará régio em 1534. Terá sido aqui o início das "barracadas" das equivalências, que chegou aos nossos dias? Eu diria que sim, pois a expressão "Doutor da Mula Ruça" evoluiu e agora serve para designar "pessoa de pouco valor" que se dá ares de saber mais que os outros sobre os mais variados os assuntos.
Perguntar-me-ão: o que é que o "doutor da Mula Ruça" tem a ver com a "Senhora Russa da Mala"?
Nada! A não ser que a mala não pode viajar para a Rússia com a senhora e há por aí uns quantos "doutores da mula russa" que deviam fazer a mala e viajar para lá!