Victoria Sajin

Olhar Juvenil

Victoria Sajin

Ser mulher não é nada fácil

Reescrevi o início deste texto várias vezes porque não sabia muito bem como iniciá-lo, já que o tema que vou abordar é um pouco (muito) sensível. Como sabem, os meus textos são maioritariamente baseados em experiências e preocupações minhas: no outro dia fui assediada (mais uma vez) e então decidi escrever sobre a fragilidade das mulheres. Mas não sabia sobre o que falar em específico, porque são tantos os campos sobre os quais poderia falar, que o texto iria ocupar demasiado espaço.

Mas, no dia 1 de abril, o tão conhecido Dia das Mentiras (irónico! Porque preferia que aquilo que se segue fosse mentira) surge um texto do Sr. Jornalista Alexandre Pais no CM, com o título “A imagem é tudo”. Este texto poderia ser sobre mil e uma coisas, mas não, foi só uma total ofensa contra as mulheres e contra uma mulher em específico, a Maria Botelho Moniz, apresentadora da TVI. Não me posso esquecer que o “Sr.” que utilizei mais acima a referir-me ao jornalista é totalmente irónico, claro.

Bem, mas para vos contextualizar, Alexandre Pais, colunista no CM, entre outra coisas que já fez, mas que não vou referir porque não tem nenhuma importância alguma…escreveu um comentário que podemos chamar de repugnante. Considera que Maria Botelho Moniz está a desperdiçar a oportunidade profissional que tem na TVI, porque não se está a empenhar (segundo ele) em perder peso e porque não usa roupa de acordo com as suas características ou porque tapa as suas “imperfeições”. Mas calma que há pior. Não bastava estas ofensas, ainda foi comparar a apresentadora com a diretora Cristina Ferreira que “exibe…os braços tomados pela flacidez do tempo” e com as apresentadoras Catarina Furtado e Sónia Araújo que depois dos “50, surgem sempre de silhueta perfeita e bem produzidas”.

Tenho tantas coisas para dizer que estou perdida, não sei por onde começar. Mas, em primeiro lugar, o Sr. Alexandre Pais não tinha mais conteúdo para produzir o seu comentário? Porquê o corpo de uma mulher? Ou se fosse dum homem, era igualmente mau. Porquê o corpo de alguém? Estamos no século XXI e ainda existe este estereótipo de que um corpo bonito e perfeito é um corpo magro? Não! Todos os corpos são bonitos e especiais à sua maneira, não precisamos de ser todos magros para podermos encaixar na sociedade ou, falando deste caso específico, não é preciso ser-se magra para poder estar em frente a uma câmara. E pior do que isso, quando existe talento, como é o caso da Maria que teve a oportunidade de nos fazer companhia na TVI e agora um Sr. jornalista (que não entendo como não teve vergonha) veio para aqui mandar bitaites, envolvendo várias mulheres no assunto.

Isto preocupa-me e muito, por duas razões. Primeiro, porque estou a fazer mestrado para poder ser jornalista, o meu sonho é trabalhar à frente das câmaras. Mas depois fico com medo de não poder ter oportunidade para isso, tudo apenas pelo aspeto físico. Ou não ser aceite pelas pessoas por não ter um corpo magro e perfeito, de acordo com aquilo que o Sr. Alexandre Pais escreveu como lei no «Diário da República». E, em segundo lugar, trata-se de um jornalista que tem uma responsabilidade social e que pode pôr em causa toda a credibilidade de um profissional desta área. Não é este tipo de jornalistas que nós queremos.

Até quando é que a mulher vai ser alvo deste tipo de comentários? Já lá vão anos e anos de luta para podermos ser vistas além de uma carinha bonita, bem-parecidas, bem vestidas e maquilhadas. Queremos ser vistas como mulheres que somos, com talento, vestidas como nos sentimos bem e confortáveis, a trabalhar por mérito do nosso esforço e a sermos mais valorizadas.