Victoria Sajin

Olhar Juvenil

Victoria Sajin

O Natal de uma estudante longe de casa

Este mês venho falar de um tema muito óbvio para o último mês do ano, o Natal. Pela primeira vez sinto o que muitos dos meus amigos sentiam quando chegávamos à época natalícia e, obviamente que percebia todo o turbilhão de emoções que partilhavam comigo, mas nunca tão bem como agora. Porque nada como passar pelo mesmo para compreendermos o papel em que o outro está.

Agora, longe de casa, foi apenas preciso entrarmos no mês de dezembro para perceber o quão bom era ter a minha família por perto todos os dias e, sobretudo, em épocas tão especiais como é o Natal. Para mim, o Natal, deixou há uns anos de significar muito presentes e doces, para apenas ser família. E é exatamente isso que eu procuro neste momento. Nada mais do que poder partilhar com eles todas aquelas pequenas coisas como: acordar de manhã e colocar logo uma playlist de músicas de Natal, fazer a árvore que o meu gato destruía num instante, mas que agora é apenas uma pequenina em cima da mesa da cozinha na casa que partilho com duas pessoas, fazer refeições em conjunto, sentir aquele calor que só em família existe.

E acho que o que todos aqueles que estão longe da família sentem é a falta de conforto, do carinho, do calor, da ternura, daquela segurança que só a família nos dá. Penso que esta é uma época que nos deixa vulneráveis a tudo e que nos faz apenas querer estar perto dos nossos.

Para mim, que vivo agora fora de casa, há coisas que não mudaram e que nunca vou deixar de fazer. Assim que entrámos no primeiro dia de dezembro, acordei com uma música de Natal, comecei a utilizar os pijamas e as meias com padrões natalícios, não larguei mais a minha caneca de chá com o pai Natal e, obviamente que comprei umas luzinhas para colocar no meu quarto para criar todo o ambiente e o espírito que tanto gosto.

E acho que este tema é muito sensível para muitos jovens estudantes que saíram da casa dos pais em busca dos seus sonhos e que agora estão numa época cheia de testes e trabalhos, mas que, provavelmente, passam a maior parte do tempo a pensar no dia em que vão poder ir para casa para junto dos seus, para poder celebrar o Natal. E é exatamente isso que quero: ir para casa, para juntos da minha família.

A ti que leste este texto, um feliz Natal e Boas Festas junto daqueles que amas! Não te esqueças que o Natal é a família, por isso, se tens algo para dizer ou resolver com algum membro, fá-lo agora. Não deixes que nada nem ninguém estrague o amor que existe entre vocês.