Francisco Gil

Novidades Editoriais

Livros e outras publicações

THORGAL: A SELKIE
Argumento de YANN e arte de F. VIGNAUX

Atingida por uma tempestade em mar alto, uma expedição viking encontra um bebé numa embarcação misteriosa, a quem vão chamar Thorgal. Colocado constantemente à prova pelos Deuses, Thorgal torna-se num guerreiro temível que nunca abdicará de clarificar o mistério da sua existência, de lutar pela liberdade e pela justiça, e de tentar viver uma existência pacífica junto dos seus.

No segundo volume da nova fase das aventuras de um dos mais emblemáticos heróis da banda desenhada franco-belga, Thorgal é confrontado ao mesmo tempo com o rapto da sua filha, Loba, levada para uma ilha selvagem do arquipélago de Faroé, e com a maldição ancestral de Kopakanan, a Selkie, a criatura mítica que controla sob o seu maléfico domínio toda a população dessa ilha perdida, onde, entre o vento lancinante e agreste, e as ondas de um mar revolto, perpassa uma constante mensagem de morte....

O argumento de Yann é de novo uma bela homenagem à época que trouxe o sucesso à série, continuando a explorar a mitologia nórdica, enquanto o desenho de Fred Vignaux se impõe definitivamente, provando ser o herdeiro natural de Grzegorz Rosinski, co-criador da série, ao apresentar pranchas dinâmicas que captam a atenção do leitor, continuando a demonstrar que com esta nova dupla de autores a série está em muito boas mãos!

Yann é um dos mais prolíficos argumentistas de banda desenhada francês, com uma carreira que começou a dar nas vistas durante os anos 1980, com as muitas histórias que assinou para as revistas Spirou ou Circus, mas também devido à sua participação nalgumas séries emblemáticas, como Freddy Lombard ou Yoyo. É hoje reconhecido como um dos melhores criadores de BD franco-belga, tendo assinado títulos como Pin-Up ou Le Grand Duc, e participado em séries como XIII, e claro Thorgal, incluindo os seus spin-offs como Louve ou La Jeunesse de Thorgal. É reconhecido como um dos mestres nas “homenagens” ou continuações a séries clássicas, com álbuns de Spirou, do Marsupilami, ou de Lucky Luke, no seu palmarés, incluindo a criação da série Kid Lucky.

Fred Vignaux tornou-se conhecido ao desenhar um dos spin-offs de Thorgal com mais sucesso, Kriss de Valnor, na série Os Mundos de Thorgal, que lhe abriu as portas para se tornar no desenhador da série principal do herói. Esteve recentemente presente no festival Amadora BD 2022, onde autografou dezenas de livros e granjeou a simpatia de todos os fãs com quem falou.

A edição portuguesa d’A Seita inclui um caderno de extras de final inédito na versão normal francesa.

56 páginas, formato 215 x 285mm, cores, capa dura
ISBN: 978-989-53669-5-8
PVP: 16€