Francisco Gil

Novidades Editoriais

Livros e outras publicações

Mattéo - Quinta Época
de Jean-Pierre Gibrat

Matteo continua a sua guerra civil em Espanha. Com uma pequena unidade de combatentes, fixou-se na casa de Don Figueras, um homem velho com lealdades fascistas. Prisioneiro da sua cadeira de rodas, o patriarca depende do herói e dos seus camaradas de luta, cujas convicções obviamente não partilha. No entanto, é estabelecida uma espécie de respeito entre os dois rapazes que partilham o luto de um filho, real para um, simbólico para o outro. Os republicanos estão a desfrutar de dias quase pacíficos na propriedade, mas o inimigo está a aproximar-se.

Nesta história, o conflito espanhol é apenas uma parte do cenário de um cenário de porta fechada no coração de Alcetria, uma aldeia não muito longe de Barcelona. O guião apela às mesmas personagens que nos volumes anteriores, em primeiro lugar Mattéo, cujas relações familiares e amorosas permanecem perturbadas e conflituosas. Há também Aneschka, o seu amante, e Amélie, com quem as coisas são perpetuamente ambíguas. Estas duas mulheres com os seus personagens fortes têm uma relação de amor-ódio, ecoando de certa forma a dos dois homens. A crónica baseia-se em textos finamente trabalhados que têm o dom de surpreender com o seu tom poético e humor malicioso.

As ilustrações de Jean-Pierre Gibrat têm o aspecto de um desenho a lápis maravilhosamente colorido em aguarela. O artista ama as mulheres e gosta claramente de as desenhar. O amante de banda desenhada tem a impressão de que é sempre o mesmo e que nunca envelhece, mas quem diabo se pode cansar destas lindas morenas? Ele é mais intransigente com os seus actores, que suportam mais o peso do tempo e das dificuldades, alguns diriam mais carácter. Finalmente, para além dos retratos, o artista cria magníficos conjuntos. Alguns são muito detalhados, outros menos, mas todos são belos cenários.

Quinto volume da série assinada por J. Pierre Gibrat, Mattéo, narra-nos o destino singular de um homem que, da Guerra de 14 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha, atravessará as primeiras décadas do século XX, uma época marcada por conflitos tumultuosos…

O livro final de Mattéo é esperado dentro de dois anos, quando o herói estará envolvido na Segunda Guerra Mundial. O autor planeia então dar uma sequela a O Voo do Corvo. Numa entrevista, Gibrat diz que quer construir pontes entre estes dois mundos. Os aficionados não podem esperar. (J. Milette)

Edição: Ala dos Livros

Mattéo - Quinta Época
(Setembro de 1936 – Janeiro de 1939)
Argumento e Desenho: Jean-Pierre Gibrat
 
ISBN 978-989-9180-00-4
Edição: 05-2022
Editor: Ala dos Livros
Idioma: Português
64 páginas. Cores
Cartonado. 235 x 310 mm
PVP: 21,00 €