Francisco Gil

Novidades Editoriais

Livros e outras publicações

Práticas Culturais dos Portugueses
Inquérito 2020

«Esta era uma obra urgente em Portugal. O livro Práticas Culturais dos Portugueses - Inquérito 2020 apresenta um retrato profundo e detalhado acerca das formas como os portugueses usam a internet, veem televisão, ouvem rádio, leem livros, frequentam bibliotecas e arquivos, visitam museus, galerias e o património histórico, frequentam cinema, festivais e festas locais, ou cultivam práticas artísticas amadoras.
Este retrato é apresentado sob várias lentes e ângulos, mostrando como determinadas práticas são organizadas e desigualmente distribuídas no espaço social. Sempre que possível recorre-se à comparação no tempo, através de dados estatísticos longitudinais, e no espaço, com outros países do contexto europeu.
Os resultados apresentados têm ainda a vantagem de tornar visíveis mudanças ocorridas nos consumos culturais no ano de 2020, um ano em que o sector da cultura foi particularmente afetado devido às medidas restritivas exigidas pela conjuntura pandémica.
A leitura dos resultados do inquérito de 2020 é imprescindível por parte de decisores políticos, agentes criativos e intermediários do sector cultural, e recomendada a todos os públicos praticantes, consumidores e interessados em várias expressões culturais.»

Vitor Sérgio Ferreira, sociólogo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Edição: Imprensa de Ciências Sociais

Práticas Culturais dos Portugueses
de José Machado Pais, Miguel Lobo Antunes e Pedro Magalhães
ISBN 9789726716853
Edição: 02-2022
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 444
PVP: 13,50€