Margarida Vale

Os novos medievais

Margarida Vale

O processo dos Templários

Muito enfraquecida depois da perda da Terra Santa, em 1290, a Ordem dos Templários encontra em Filipe, o Belo, um adversário encarniçado por razões financeiras, políticas e ainda religiosas. Sempre à procura de de dinheiro, o soberano, que pensava existirem fortunas na Ordem, contava tirar benefícios substanciais da supressão da ordem O Templo é, por outro lado, vítima da luta política que o monarca, o representante do poder temporal, trava com o papa, o chefe do poder espiritual.

Muito enfraquecida depois da perda da Terra Santa, em 1290, a Ordem dos Templários encontra em Filipe, o Belo, um adversário encarniçado por razões financeiras, políticas e ainda religiosas. Sempre à procura de de dinheiro, o soberano, que pensava existirem fortunas na Ordem, contava tirar benefícios substanciais da supressão da ordem O Templo é, por outro lado, vítima da luta política que o monarca, o representante do poder temporal, trava com o papa, o chefe do poder espiritual.

O desaparecimento do Templo priva o fraco Clemente V, bem como todos os seus sucessores, do apoio de uma ordem internacional colocada sob a alçada directa do papado. Ao mesmo tempo, Filipe, talvez tenha, desta forma, derrubado um obstáculo à criação de uma nova ordem militar que teria por incumbência, reconquistar a Terra Santa sob a sua direcção.

" Recentemente, a propósito da relação de pessoas dignas de fé que nos foi feita, tivemos notícia de que os frades da ordem da milícia do Templo, um lobo com a aparência de cordeiro, (... ) insultando miseravelmente a religião da nossa fé, crucificaram em nossos dias Nossa Senhor Jesus Cristo..."

Depois deste preâmbulo, o rei de França, Filipe,o Belo, desenvolve, numa carta datada de 14 de Setembro de 1307 e dirigida aos funcionários reais do conjunto do país, as acusações formuladas nos encontro dos Templários: renegação de Cristo e cuspidelas lançadas ao se rosto aquando da recepção da ordem, práticas obscenas de beijar as partes desnudadas do corpo do novo irmão e sodomia. Nesta missiva ordena aos seus representantes que prendam todos os membros do Templo num determinada dia que é mantido em segredo. Estava o destino traçado para a ordem fundada em 1118 para defender a Terra Santa.

A operação policial lavada a cabo no dia 13 de Outubro, logo ao amanhecer e é muito bem sucedida. A surpresa total para os Templários, que não têm tempo nem para organizar uma fuga estratégica.Após a prisão e confiscação dos bens dos acusados, os funcionários reais iniciam os interrogatórios, de acordo com as instruções recebidas.

Para extorquir a verdade aos prisioneiros utilizaram torturas o que levou, num ápice aos resultados pretendidos, ou sejam a confirmação das acusações que Filipe havia proferido. A corrupção era o mote. Só em Paris cento e trinta e quatro, dos cento e trinta e oito detidos, confirmaram a exatidão de todas as acusações. À renegação de Cristo, aos rituais obscenos e à sodomia, as confissões acrescentam ainda adoração de ídolos, cupidez, renegação dos sacramentos e reuniões nocturnas secretas.

Perante este rol de confissões, o papa Clemente V concordou com Filipe, o Belo. Em Novembro e, através de uma bula, o papa ordenou a todos os reis e príncipes da Europa a prisão dos Templários. A dúvida invade, contudo, o espírito do pontífice quando vem a saber que os prisioneiros, perante dois cardeais por ele enviados para o efeitos, negaram as confissões. Confuso, decide interromper as actividades dos inquiridores, de imediato, o que não é do agrado de Filipe.

Este usa ameaças para que o papa relance o processo. Procura convencê-lo das faltas da ordem e apresenta-lhe setenta e dois templários, cuidadosamente escolhidos, que pintam um quadro odioso dos crimes do Templo, Pressionado e persuadido, Clemente ordena a formação, em cada diocese, de comissões eclesiásticas encarregues de examinar os casos, individualmente, enquanto uma comissão por ele nomeada e sediada em Paris, é encarregada de inquirir sobre a ordem em geral. Um concílio geral, em Viena, pronunciará a sentença final.

O rei vê-se ma necessidade de fazer frente ao papa, uma vez que a resistência dos Templários, inesperada mas eficaz, o deixa sem movimento.Desde o início do processo, as confissões do grão-mestre Jacques de Molay e dos outros dignitários tinham destruído qualquer tentativa de resistência. Ao pedido da comissão para que a ordem apresente defensores, Filipe, o Belo, certo de que não haverá candidatos, ordena aos seus oficiais que enviem voluntários para Paris.

Para seu grande espanto, mais de quinhentos membros do Templo manifestam o desejo de se exprimirem, uma forma de soltar a verdade que andava perdidas por estes meandros. Nove, entre eles, explicam à comissão que a tortura foi a responsável pelas confissões e defendem, como podem, a honra e a pureza da ordem.

Assim sendo acabaram-se as alternativas. Filipe tem que agir imediatamente e decreta que a culpabilidade do Templo é uma certeza e não há necessidade de se defenderem. Reúne em Sens, sob a presidência do bispo da cidade, um concílio que irá pronunciar as sentenças contra os Templários da província e incluindo os de Paris. Cinquenta e quatro homens considerados relapsos, ou seja, heréticos reincidentes são condenados à fogueira e executados. A sua morte aniquila a resistência dos Templários.

Resta ao concílio geral de Viena, que se inicia em Outubro de 1312, decidir do futuro da ordem. Apesar da opinião da maioria, que desejava ouvia a defesa da ordem, o papa pronuncia unilateralmente a dissolução do Templo. Prevê que os membros da ordem sejam inocentes ou arrependidos, recebam uma pensão e permaneçam nas antigas casas do Templo. Os relapsos e os que recusarem confessar os seus crimes, serão queimados ou permanecerão encarcerados para o resto da vida. Os bens do Templo serão entregues à Ordem do Hospital.

A sentença dos quatro grandes dignitários da ordem só é pronunciada em 1314. A sua condenação à prisão encerra definitivamente o processo da Ordem dos Templários. Depois do anúncio do veredicto, Jacques de Molay e um dos seus companheiros, voltam às suas confissões: colocam-se na situação de relapsos e são também queimados.