Myriam Jubilot de Carvalho

Por Ondas do Mar de Vigo

Myriam Jubilot de Carvalho

Só as MULHERES podem ser Mães!

De facto, o Dia das Mães só poderá ser "feliz" quando todas as Mães do mundo puderem criar os Filhos em Paz, na Igualdade de Direitos e na Justiça, nos devidos cuidados de Saúde, na frequência plena de uma Escolaridade satisfatória! De facto, no reconhecimento pleno dos seus Direitos de cidadãs em pé de igualdade com os seus companheiros!

Procurei na Net imagens adequadas ao Dia Das Mães. Enfim, todas as imagens que encontrei, representavam as mães... branquinhas, branquinhas de pele branca! Representativas de um mundo – uma parcela do mundo – onde os sistemas de vida já tiveram oportunidade e tempo para evoluir em ordem a um objectivo de Igualdade de género e Justiça Social.

Então, agora que o mundo europeu está comovidíssimo com as mães de pele branca que procuram refúgio contra as balas, deixo aqui uma imagem de uma mãe que não tinha pele branca. Em homenagem a todas as mães que morrem nas chacinas contra os Índios, que morrem de fome em algumas zonas do Globo. Em homenagem a todas as Mães que morreram no Mediterrâneo – para quem as portas não se abriram. Porque ao contrário do que vemos presentemente, houve discussões, acordos, percentagens, numerus clausus...