Contemplações
Francisco Gil
Arte Digital: Práticas artísticas inovadoras e novas tecnologias
Situada na categoria mais vasta
de arte dos novos média, a arte digital
é definida como qualquer prática
criativa que utilize a tecnologia
digital como parte essencial do
processo artístico. Tal como as
belas-artes tradicionais, a arte
digital oferece múltiplos meios e
estilos que os artistas podem utilizar
para se exprimirem, desde a fotografia
digital, a computação gráfica e a
pixel art até meios mais
experimentais, como a arte gerada por
Inteligência Artificial (IA) e a arte
de realidade aumentada (AR Art), tudo
se enquadra no espectro da arte
digital.
Envolvendo técnicas que
não são apenas distintivas da expressão
criativa, a arte digital está em
constante evolução e é radical na forma
como é produzida, distribuída e vista.
Mas não só a arte digital emprega
diferentes tecnologias eletrónicas,
como também resulta num produto final
digital, seja ele uma imagem vetorial,
uma colagem em Photoshop, um ambiente
virtual ou um NFT(1), só para mencionar
alguns. Como a tecnologia digital está
cada vez mais presente no modo de vida
quotidiano, também no campo das artes,
se abrem novos caminhos e a caixa de
ferramentas do artista é hoje mais
vasta do que nunca.
Os novos
desenvolvimentos na criação artística,
incorporam tecnologias de Inteligência
Artificial (IA) e de aprendizagem
automática. Para criar arte com IA, o
artista escolhe um conjunto de imagens
para alimentar o algoritmo. O algoritmo
imita então as entradas visuais,
produzindo uma série de imagens de
saída, que são finalmente selecionadas
e aprovadas pelo artista. Os algoritmos
utilizados para produzir arte com este
processo são designados por GAN
(Generative Adversarial Networks), ao
passo que a classe de algoritmos
designada por AICAN (Artificial
Intelligence Creative Adversarial
Network) – que é quase autónoma no
processo criativo – funciona com base
em duas forças opostas: por um lado, o
algoritmo aprende estilos existentes
memorizando a sua estética
reconhecível; por outro, é penalizado
se, ao produzir uma nova obra, imitar
demasiado uma peça de arte existente.
Este princípio garante que o resultado
será inovador sem se afastar demasiado
do que já conhecemos. É provável que
esta classe de algoritmos se baseie nas
tendências mais recentes da história da
arte.
Mario Klingemann é um dos
nomes mais conhecidos do género de arte
com Inteligência Artificial (IA). Em
2017, criou uma série de seis
impressões utilizando modelos de IA,
onde fez experiências com os dados que
alimentam o algoritmo. Para este
trabalho, o artista centrou-se no corpo
humano, treinando os seus modelos de IA
para explorar a postura, transformando
stick figures (figuras humanas
representadas por uma simples linha) em
pinturas. Pela sua pintura The
Butcher's Son, Klingemann recebeu o
Prémio Lumen como a melhor arte criada
com tecnologia.
Em
2018, uma obra de arte criada por
Edmond de Belamie com a ajuda de um
algoritmo autónomo de IA foi leiloada
por mais de 400 mil dólares na casa de
leilões Christie's. Tratava-se de um
retrato humano gerado por um algoritmo
que foi alimentado com retratos famosos
da história da arte.
Outro nome
notável no espectro da arte digital e
da IA é Refk Andadol. É um artista
turco-americano conhecido pelos seus
projetos que consistem em algoritmos
baseados em dados que criam ambientes
abstratos e oníricos. O seu último
projeto, intitulado Machine
Hallucinations: Nature Dreams é uma
exploração contínua da estética de
dados baseada em memórias visuais
coletivas do espaço, da natureza e de
ambientes urbanos. Anadol e a sua
equipa recolhem dados de arquivos
digitais e recursos publicamente
disponíveis, processando depois os
milhões de memórias fotográficas com
modelos de aprendizagem automática. As
imagens ordenadas são depois agrupadas
em categorias temáticas para melhor
compreender o contexto semântico do
universo de dados.
A Realidade
Aumentada (RA) é outro meio digital
popular que os artistas contemporâneos
estão a utilizar para expressar a sua
criatividade. A realidade aumentada
envolve uma experiência em que o mundo
da vida real e o mundo digital
interagem entre si. Os objetos do mundo
real são melhorados por informação
percetiva gerada por computador que
afeta o sentido. O principal valor da
realidade aumentada é a forma como os
componentes do mundo digital se
misturam na perceção que uma pessoa tem
do mundo real.
Grandes nomes da
cena artística incorporam a Realidade
Aumentada (RA) na sua prática. Só para
mencionar alguns: Olafur Elisson estava
a utilizar a RA para trazer objetos
naturais raros para as casas das
pessoas através do ecrã; Kaws exibiu 25
esculturas de Realidade Aumentada (RA)
da sua famosa personagem Companion
em áreas metropolitanas de todo o mundo
durante 2020; Trevor Jones é um pintor
tradicional a óleo e tela que começou a
explorar camadas digitais nas suas
pinturas, primeiro com a pintura de
códigos QR e, mais tarde, explorando a
RA; A dupla artística australiana,
radicada em Nova Iorque, Tin Nguyen &
Edward Cutting tem vindo a utilizar a
RA para animar as suas reconhecíveis
instalações espaciais insufláveis, a
fim de explorar melhor a relação entre
o físico e o digital, o humano e o não
humano, que está no centro da sua
inspiração artística.
A
tecnologia digital está continuamente a
abrir novas perspetivas para a
experimentação artística. Para os
artistas que estão dispostos a explorar
e brincar com novos meios, as
possibilidades de expressão criativa
são infinitas. Além disso, a arte
digital mudou radicalmente a forma de
ver, apreciar e partilhar arte, uma vez
que esta pode ser facilmente
transportada e vista através de
diferentes tipos de dispositivos
digitais. O potencial de um público
novo e alargado também permitiu que os
artistas construíssem as suas próprias
carreiras e dessem a conhecer o seu
trabalho sem a necessidade de
representação. Mas há uma outra camada
recente na arte digital, que explica a
crescente atenção dada a este tipo de
prática artística nos meios de
comunicação social, cada vez mais
frequente com títulos como “Obra de
arte digital é vendida por um preço
recorde” ou “A imagem digital mais cara
de sempre”. Isto tem algo a ver com o
mercado da arte e os seus estranhos
valores nas transações e a propriedade
da arte digital.
O
desenvolvimento da tecnologia
blockchain, das criptomoedas e dos
tokens não fungíveis permitiu a
propriedade de algo que, de outra
forma, seria impossível de possuir. Foi
assim que o mercado de NFT(1) cresceu
quase 300 por cento em 2020. As vendas
de NFT de arte criptográfica e
colecionáveis, segundo estimativas,
atingiram mais de 3 mil milhões de
dólares em 2021, conforme relatado no
comércio de arte Hiscox. Em
comparação com o mercado de arte
tradicional, o mercado NFT está
oferecendo certos benefícios, como
viabilidade para obras digitais como
arte e ativos, autenticidade e
transparência, autenticação mais
precisa, mais barata e mais rápida e
royalties para vendas futuras – um
contexto que vê os artistas numa
posição muito melhor em comparação com
o sistema tradicional, onde eles não
ganham dinheiro com as vendas no
mercado secundário. No entanto, a maior
revolução dos NFT no sector da arte
está relacionada com a propriedade da
arte digital. Apesar de muitos
argumentarem que possuir uma obra de
arte digital não faz sentido com tantas
cópias por aí, acessíveis a todos,
quando se trata do mercado, possuir uma
obra de arte original, seja ela física
ou digital, está associado a um valor
monetário e social. Afinal de contas,
ter uma cópia de um quadro de Picasso
não é exatamente o mesmo que possuir o
quadro original. Parece ser isso que,
em última análise, que torna o mercado
de arte NFT tão valioso. É claro que
quando se fala em mercados, estamos a
falar de processos de compra e venda. O
estranho mundo dos negócios, está num
outro universo, longe dos processos de
criação e produção artística. Mas, como
já aconteceu no passado, quando um
movimento surge em oposição à cultura
dominante, o mais provável é que em
pouco tempo seja absorvido e se torne
mais um produto comercial. Não é em vão
que, segundo os censos recentes, a
profissão com mais trabalhadores é a
dos vendedores, num mundo onde somos
todos consumidores.
(1) - NFT é a sigla para a “Non Fungible Token”, que, simplificando o seu significado, vem dar a quem a possui um direito sobre uma coisa. A NFT funciona como um certificado digital de unicidade, que garante ao seu detentor a propriedade sobre o original de uma coisa não fungível, isto é, uma coisa cujo valor não pode ser reposto ou substituído por outra, ainda que materialmente igual. Utilizemos como exemplo um desenho de um artista em formato digital. Este desenho pode ser vendido como uma NFT e o hipotético comprador passará a obter a titularidade da versão original deste desenho. O mesmo pode acontecer com um músico, que pode vender a titularidade sobre o ficheiro original da faixa em forma de NFT.
Com Lucija Bravic, artland.
- n.48 • maio 2023