Francisco Gil

Contemplações

Francisco Gil

O Regresso da Revista Tintin

Para celebrar o 77.º aniversário da "Revista dos jovens dos 7 aos 77 anos", as editoras Le Lombard e as éditions moulinsart, unem forças para relançar a famosa revista de banda desenhada semanal, num único número de 300 páginas! Uma edição, criada especialmente para a ocasião, que reúne autores míticos como Hermann, Derib, Cosey e outros que ao longo dos anos forjaram a lendária da revista francófona que teve uma edição portuguesa entre 1 de Junho de 1968 e 20 de Outubro de 1982. As gerações seguintes (Trondheim, Fabcaro, etc.) também fazem parte da celebração para trazer de volta à vida os célebres heróis que fizeram as delícias de milhares de leitores.

Claro que não é a primeira vez que uma revista de banda desenhada se ergue das cinzas. Entre outras, mencionemos por exemplo: a Pilote ("Le journal qui s'amuse à revenir") que entrega números especiais ou de Verão, a Métal Hurlant que está actualmente a passar pela sua terceira edição especial. Mas o que marca desta vez, é o acontecimento que representa, porque a revista Tintin, bem como a Spirou, estiveram no centro da chamada era dourada da banda desenhada europeia do pós-guerra.

Recordemos que o semanário nasceu a 26 de Setembro de 1946 com Hergé como director artístico, e sob a liderança de Raymond Leblanc, o editor que impôs a editora Le Lombard como um dos pilares da banda desenhada franco-belga. Em 2023, celebra-se portanto um duplo aniversário: por um lado, o do jornal Tintin, cujo slogan "Revista dos jovens dos 7 aos 77 anos" continua a ser uma marca registada, e por outro, a longevidade de uma editora que conseguiu reinventar-se nos últimos anos para voltar a ser um centro de criação e um centro de talentos.

A notícia desta edição comemorativa foi dada recentemente no Festival de BD Angoulême 2023, pelos diretores editoriais: Gauthier Van Meerbeeck da Le Lombard e Didier Platteau da Tintinimaginatio (Éditions Moulinsart). Se os dois parceiros históricos estão (finalmente) reunidos, é de facto para anunciar um acontecimento que os leitores da Revista Tintin já não esperavam: o regresso da histórica revista!

Mais de 77 autores foram convidados a escolher uma personagem ou uma série para prestar homenagem à Revista Tintin, a fim de reunir mais de 300 páginas de criações em torno dos emblemáticos heróis que semanalmente preenchiam as páginas do jornal.

Dentro desta homenagem, encontramos em primeiro lugar aqueles que se tornaram emblemáticos dentro do semanário. Assim, Cosey, que definitivamente não terminou com o seu Jonathan, dedica-lhe uma nova história, Derib imagina um encontro entre Corentin e Buddy Longway, Dany presta homenagem a Ric Hochet e aos seus amigos Tibet & Duchâteau, Hermann retoma Comanche após mais de quarenta anos de interrupção, Turk desenha um Luc Orient reinventado sob um guião de Zidrou & Falzar, Michel Weyland leva a sua Ária numa última volta, etc.

Um painel que não se limita aos autores que foram publicados na revista na sua época dourada. Toda uma série de convidados tem a tarefa de revisitar à sua maneira as heroínas e os heróis que os emocionaram, tais como Fabcaro e La Tribu terrible ou Philippe Foerster que toma conta de Clifton. Alguns autores que já tinham tomado conta de algumas personagens célebres estarão presentes: Teun Berserik, com Blake & Mortimer, Christophe Simon com Corentin, Dominique Rousseau com Vasco, etc.

Entre os autores presentes, podemos contar com a geração jovem: Alix Garin retoma também Modeste et Pompon, Clara Lodewick apresenta a sua visão de Bob et Bobette, Buddy Longway é visto por Mobidic, e Dimitri Armand revisita Bob Morane.

E as reposições continuam: Max l'explorateur por Vincent Dugomier, Castellani & BenBK, Michel Vaillant por Dutreuil & Lapière, Chlorophylle por Ers & Dugomier, Martin Milan por Hautière & Fourquemin, Cubitus visto por Bénédicte Moret, uma reelaboração hilariante de Capitan por Nicolas Juncker, Fred Vignaux imagina Thorgal durante o seu período "Shaïgan" com Kriss de Valnor, Bernard Prince por Philippe Xavier & Matz, Nanouche por Tako & Hamon, Martin Milan por Benoît Dellac, Simon du Fleuve por Clarke, etc. A maioria dos actuais autores da Le Lombard prestam homenagem àqueles que contribuíram para a fundação desta prestigiosa editora.

De momento, alguns dos principais autores, como Christian Godard, Jean-Claude Servais ou Rosinski, ainda não foram anunciados. Mas como esta edição especial só será lançada a 8 de Setembro 2023, a versão ainda pode ainda evoluir. Provavelmente Jean Van Hamme participará na aventura, e também encontraremos homenagens a Alix de Jacques Martin, bem como aos Escorpiões do Deserto, de Hugo Pratt que apareceu na Revista Tintin entre 1973 e 1982.

Há sete anos, para o 70.º aniversário da editora, Le Lombard e Moulinsart já tinham juntado forças para entregar um imponente trabalho de 777 páginas reunindo histórias e artigos retirados dos quarenta anos de publicação da Revista Tintin. Um segundo volume retrospectivo está portanto em preparação, ainda com a mesma paginação impressionante.

Finalmente, o terceiro livro a ser publicado para este 77.º aniversário também combina dimensões extravagantes com o tesouro da Revista Tintin. É que entre 28 de Dezembro de 1972 a 25 de Dezembro de 1973, os autores Turk & De Groot entregaram semanalmente um desenho A4 de uma secção de uma rua, convidando os leitores a montá-lo no que chamaram "o maior quadro do mundo".

Pela primeira vez, Le Lombard publica o fruto desta aventura editorial num livro que reúne todos estes desenhos num enorme Leporello (papel dobrado em acordeão) que terá mais de 15 metros de comprimento! No verso do livro, a criação desta narrativa e exercício gráfico será contextualizada, com uma análise de Jean-Louis Lechat, que já tinha escrito a história de Le Lombard em três volumes.

E noutro registo, será realizada uma exposição durante um ano no Centro Belga de Banda Desenhada em Bruxelas, a cidade onde ainda se situa a Éditions du Lombard. Thierry Bellefroid, o curador desta retrospectiva, imaginou a casa de uma família em que todas as séries da Le Lombard estão agrupadas por grupo etário e de acordo com o gosto nas várias divisões da casa. (com Charles-Louis Detournay)