Fernando Correia

Crónica

Fernando Correia

Mais uma lágrima, Jorge!

Jorge Fonseca é um grande campeão português.
Homem de medalhas, de vitórias sucessivas, de bandeira nacional, de hino e de lágrimas.
Jorge Fonseca foi condecorado pelo Presidente da República pelos seus feitos desportivos na modalidade que escolheu, o judo, misto de físico e mente, de força e de arte, de raciocínio rápido e músculo, de lealdade!...
O sonho do Jorge, nascido na Amadora, num bairro pobre de gente pobre, foi sempre o de ser polícia, um agente de segurança pública capaz de evitar situações que ele próprio detectava no seu bairro.
Aos 29 anos concorreu à PSP. Finalmente estava à porta do sonho mais difícil de concretizar do que uma medalha Olímpica.
Teve 7,8 na prova de cultura geral. Foi reprovado. Nem sequer chegou às provas físicas. Chumbou.
A PSP precisa de homens cultos, mesmo que tenham comportamentos anti-patriotas, mesmo que batam indiscriminadamente, mesmo que insultem, mesmo que pratiquem actos anti-democráticos.
Têm é de ser letrados. Mesmo cultos. Talvez sábios.
O que não devem poder ser é negros, campeões Olímpicos, condecorados pelo Presidente da República, homens que choram quando o hino português é tocado por eles e para eles e a bandeira portuguesa sobe ao mastro de honra.
Não. Isso não podem. Têm de ser cultos.
O Jorge Fonseca, grande Campeão Mundial quer entrar para a PSP mas não o deixam, porque no teste de cultura geral teve 7,8 valores.
Por favor abram os olhos e tenham juízo!...
O Jorge Fonseca deve ser agente da polícia de segurança pública…por mérito!

FERNANDO CORREIA
(Jornalista e Escritor)