A razão por meio da ciência

Fabiano Agrela Rodrigues

Doença do Sono pode ser erradicada em África

A doença do sono, também conhecida como tripanossomíase africana, é causada por um parasita transmitido pela mosca tsé-tsé e pode ser fatal se não for tratada. A doença é endêmica em áreas rurais da África Subsariana e afeta principalmente pessoas em condições precárias de vida.

O novo medicamento experimental, chamado de fexinidazol, é uma pílula oral que pode ser mais eficaz e mais fácil de administrar do que os tratamentos atuais, que geralmente exigem injeções dolorosas e difíceis de administrar e têm efeitos colaterais graves.

Um estudo clínico foi realizado na República Democrática do Congo e mostrou que o fexinidazol foi 97% eficaz em curar a doença do sono em pacientes com a forma menos grave da doença e 90% no tratamento da forma mais grave. O medicamento também se mostrou seguro e bem tolerado pelos pacientes.

Os pesquisadores esperam que o fexinidazol possa ajudar a acelerar a eliminação da doença do sono em África e contribuir para a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde de eliminar a doença até 2030.

No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas e testes clínicos para determinar a eficácia do fexinidazol em pacientes com formas mais graves da doença. Além disso, o acesso ao medicamento pode ser um desafio em algumas partes do continente tanto pela inacessibilidade de alguns locais como pela vertente económica. A eliminação da doença do sono exigirá um esforço coordenado e sustentado, bem como o compromisso contínuo de governos, organizações não governamentais e empresas farmacêuticas para fornecer os recursos necessários.

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues,
Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International