A razão por meio da ciência

Fabiano Agrela Rodrigues

Que exames devemos fazer para diagnosticar o Alzheimer?

Quando queremos saber se uma pessoa é portadora da doença de Alzheimer existem uma série de exames clínicos e laboratoriais que podem ser realizados.

Um desses testes pode ser feito através dos biomarcadores: Liquor [LIQ]. Neste teste, os valores em conjunto da proteína beta amilóide e proteína tau permitem diferenciar a Doença de Alzheimer de outras doenças patológicas aumentando o teor de proteína tau presente no interior dos neurônios.

Um outro método utilizado é o estudo genético da Apolipoproteína E [APOE-G]. Neste caso, a testagem é realizada através de testes sanguíneos e geralmente é aconselhada para casos com suspeita clínica de Alzheimer em pacientes com predisposição ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quando já existe um historial desta doença a nível familiar, esta pode ser detetada através do teste genético [PSEN]. Grande parte dos casos de Alzheimer familiar é atribuído à mutação de três genes (APP, PSEN1 e PSEN2) que são responsáveis por interferir na produção do peptídeo amilode-β, componente principal das placas senis, uma característica importante do Alzheimer.

O teste genético ajuda a reconhecer essas mutações que originam uma amplificação na produção e acúmulo de A𝛽, criando uma série de episódios moleculares decorrentes de processos neurodegenerativos.

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues,
Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International