Fabiano de Abreu

A razão por meio da ciência

Fabiano Agrela Rodrigues

Cultura primária de células neuronais e neurais

Quando falamos do sistema nervoso referimo-nos a um sistema complexo e a uma série de terminologia que por vezes pode ser empregue de forma errada. Os conceitos embora parecidos na sua escrita se referem a coisas totalmente diferentes e é necessário entendê-los.

O sistema nervoso possui diferentes tipos de células, nomeadamente neurónios, astrócitos e microglia. O conceito "neural" diz respeito a todos os tipos de células nervosas, incluíndo uma mistura de células cerebrais, ao passo que o termo "neuronal" é especificamente relativo aos neurónios. O nome "neural" é empregue no âmbito tanto de culturas primárias como de células estaminais neuronais. Por cultura primária entende-se a manutenção in vitro de neurónios vivos que foram extraídos de tecido do sistema nervoso animal (in vivo), como o cérebro ou a medula espinal.

As células retiradas do tecido são preservadas em laboratório, fornecendo nutrientes, vitaminas e o equilíbrio adequado de sal em meios líquidos de cultura de células neuronais e atmosfera apropriada (humidade, temperatura e CO2).

Como podemos entender, os neurónios podem ser “cultivados” ou, melhor dizendo, os neurónios conseguem ser conservados vivos in vitro, permitindo-lhes ligarem-se a um receptáculo de cultura celular e fornecendo um ambiente de apoio, incluindo meios de cultura celular ricos em nutrientes e suplementos.

Em condições in vitro adequadas, as células primárias colhidas de tecido nervoso embrionário ou pré-natal podem amadurecer ou desenvolver-se mais; por exemplo, os neurónios primários podem sofrer um crescimento neurite. Contudo, os neurónios primários em cultura não proliferam; ou seja, não aumentam em número através da divisão celular.

Podemos então dizer que as células não-proliferantes são as que não se encontram em mitose. No âmbito da cultura de tecidos, isto implica que as células em cultura não estão a dividir-se e a aumentar o seu número. Muitos tipos de células primárias são não-proliferativas (por exemplo, culturas neuronais) ou podem ser expandidas apenas para uma ou duas duplicações (por exemplo, culturas de astrocitos primários).

Para que tal se torne mais viável deve escolher-se o sistema de cultura de células correcto tendo em atenção os meios e os suplementos. As misturas devem ser ricas em nutrientes, sais e vitaminas.