Fabiano de Abreu

A razão por meio da ciência

Fabiano Agrela Rodrigues

Regiões da vida: Núcleos da base e sistema límbico

Quando pensamos no que somos, em qual a nossa essência, a resposta pode variar de acordo com as nossas vivencias, experiências, cultura, conhecimento, entre uma infinidade de outras coisas. Mas afinal o que nos faz e torna humanos? Num artigo científico recentemente aprovado e publicado na revista científica Ciencia Latina, o qual denominei de “Regiões da vida: Núcleos da base e sistema límbico", tentei responder a essas questões que tocam a cada um de nós.

Dessa forma, tentei demonstrar que o ser humano é o que os neurônios sensitivos tomam de conhecimento para que seja armazenado em engramas de memórias. É esse processo que faz o ser humano ser quem é. Desde a gestação, o código genético humano já pré-determina a personalidade que será moldada pela experiência dos sentidos e armazenada em forma de memória, ou seja, o ser humano é suas memórias.

Devido a essa compreensão óbvia, o objetivo desse meu estudo foi pontuar todas as regiões cerebrais relacionadas com a memória, com tudo o que o indivíduo faz que determina o engrama necessário para formar quem ele é: as regiões do cérebro relacionadas ao que o formata como ser humano.

Ao longo do artigo tratei de forma sucinta o cérebro em especial o córtex pré-frontal, os neurotransmissores, os núcleos de base e o sistema límbico envolvidos na formação de memórias. Ou seja, o sistema límbico associado às demais áreas do cérebro atua efetivamente na memória, nas emoções associadas ao hipotálamo e na área pré-frontal. Sendo assim, pode se dizer que o cérebro recebe informações e as organiza para distribuir suas funções no corpo humano, atuando no arquivamento das memórias, sensações de prazer, sentimentos, aprendizagens.

Estudo publicado na Revista Ciência Latina