Fabiano de Abreu

A razão por meio da ciência

Fabiano de Abreu Rodrigues

Estamos vivendo um coletivo de transtorno de personalidades dramáticas

Fatores sociais, hábitos do cotidiano, uso exacerbado de aparelhos tecnológicos, estresse, conflitos pessoais, além, é claro, de fatores genéticos, podem alterar o funcionamento do cérebro. Apesar de estar sempre em mudança e em busca de adaptações, os transtornos de personalidade que afetam diretamente esse órgão, como o narcisista e o histriônico, eram vistos pela ciência apenas como patológicos inatos, ou seja, nasciam com a pessoa. Porém, um estudo recente questionou a tese e comprovou que, assim como outros transtornos de personalidade, tais distúrbios podem ser decorrentes de fatores adquiridos, inclusive na fase adulta e relacionado com esses hábitos.

Vale ressaltar que o transtorno de personalidade pode ser natural ou patológico, levando a outras vertentes que prejudicam a saúde mental, bem como a expressão comportamental em sociedade. O estudo "Neuropersonalidade e neuroterapia" mapeou esses comportamentos e os neurotransmissores relacionados a cada um deles, criando assim, um tipo de terapia personalizada e baseada no perfil bioquímico do paciente.

Os neurotransmissores são mensageiros químicos que podem transmitir, estimular e equilibrar os sinais entre os neurônios ou outras células do corpo e esses bilhões de mensageiros químicos podem afetar uma variedade de funções físicas e psicológicas como frequência cardíaca, apetite, sono, medo, emoções respiração, aprendizagem, concentração entre outras diversas funções.

A partir de conhecimentos prévios e de relatos de pacientes, foi criada a chamada neuroterapia, um tratamento personalizado com o determinante bioquímico, ou seja, os neurotransmissores específicos a cada personalidade. Todos os neurotransmissores estão envolvidos em processos que resultam na personalidade. A rede neural é conectada e o mau funcionamento de um neurotransmissor pode acarretar mau funcionamento de outros. Ou seja, foi comprovado o que já havia sido previamente revelado pela neuroplasticidade, onde novas conexões são formadas, formatando assim uma personalidade relacionada às disfunções no sistema límbico do cérebro acarretando em transtorno de personalidades dramáticas, como Borderline, Histriônica, Narcisista, entre outros.

Há, atualmente, um coletivo de transtornos de personalidades dramáticas que tem como alguns sintomas: se fazer de vítima, pensar ter razão o tempo todo, não buscar conhecimento pleno, manipulação, incoerência, memória prejudicada, dificuldade no foco atencional, oscilações de humor, selecionar culpados sem analisar a si mesmo, falta de empatia, tentar chamar a atenção, provocadores, sensação de merecimento, inveja, arrogância, entre outros.

A teoria da neuroterapia foi criada com o determinante bioquímico, ou seja, com foco nos neurotransmissores específicos à personalidade, já que está relacionada aos agentes bioquímicos que conduzem todo o funcionamento para todos os processos relacionados ao comportamento.

A neuropersonalidade é uma neuroanatomia da construção da subjetividade, como identidade; e a neuroterapia um processo terapêutico que visa uma melhor eficácia trabalhando diretamente na razão, no foco ou nas nascentes originárias que resultam em síndromes, transtornos ou doenças. Porém, há obstáculos para o tratamento de transtornos com vínculo narcisista pela falta de consciência do paciente. Assim como a permanência da razão abstrata, a construção de uma realidade paralela e ficcional por parte de pacientes acometidos por Transtornos de Personalidade.

Deste modo, o tratamento direcionado aos traços característicos destas personalidades e aos neurotransmissores específicos pode, junto a assertividade dos processos terapêuticos, trazer uma eficácia em um período menor, simplificando o tratamento. Principalmente quando levamos em conta o fator ansiedade, que contribui para a falta de colaboração do paciente, como também pelo fato de pessoas com transtornos necessitarem de uma visão clara do resultado para não haver uma desistência do tratamento. O tipo de manejo com protocolo determinado para cada tipo de transtorno garante o engajamento do paciente, assegurando com isso o sucesso do método Neuroterapia.

Saiba mais aqui:
https://www.ijmcer.com/wp-content/uploads/2021/09/IJMCER_BB0340271279.pdf