Daniela Graça

Espelho Cinemático

Daniela Graça

Northman (2022)

The Northman, cujo título português é O Homem do Norte, trata-se do terceiro filme do realizador norte-americano Robert Eggers e estreou nas salas de cinema portuguesas a 21 de abril. Eggers, aclamado por The Witch (2015) e The Lighthouse (2019) e reconhecido pela sua preferência por filmes históricos no género de horror, embarca agora numa aventura diferente com o épico de vingança viking de grande orçamento.

The Northman é baseado na lenda nórdica de Amleth, a inspiração direta para a peça Hamlet de Shakespeare. Esta adaptação passada no século X, co-escrita por Robert Eggers e Sjón, segue a jornada sangrenta e destrutiva do jovem príncipe viking Amleth (Alexander Skarsgård) para vingar o pai, o Rei Horvendill (Ethan Hawke), traído e assassinado pelo próprio irmão Fjölnir (Claes Bang) que cobiçava o trono e a rainha Gudrún (Nicole Kidman). Amleth consegue escapar com vida e jura vingar o pai, salvar a mãe e matar Fjölnir; jura cumprir o seu dever e cumprir o que lhe foi profetizado. Muitos anos passam e Amleth torna-se um grande guerreiro que saqueia povos na Europa com um grupo de vikings. É numa destas aldeias que Amleth encontra uma bruxa que o relembra da profecia que lhe foi lida em criança, que um dia ele iria matar o assassino do pai num lago de fogo, e do juramento que ainda não cumpriu. Amleth, com sede de vingança, infiltra um barco de escravos destinados a serem vendidos a Fjölnir, onde conhece a escrava eslávica Olga (Anya Taylor-Joy) que o irá ajudar a alcançar o seu objetivo.

Esta produção conta, para além dos atores anteriormente referidos, ainda com Willem Dafoe e Björk nos papéis de bruxos profetas, formando desta forma um elenco principal de renome que fortifica o filme com excelentes performances. 

Sendo The Northman o primeiro projeto de Eggers financiado e produzido por um grande estúdio, e uma vez que a temática trágica de Amleth (e Hamlet de Shakespeare) é bastante familiar, é natural que este seja o filme mais acessível e amigável para o grande público da autoria de Eggers até à data. Porém, The Northman mantém os elementos que caracterizam a visão artística do cineasta: o estranho, o fantástico, o sombrio e o violento. São todos estes aspetos, mais o esforço por demonstrar e incutir o aspeto histórico e mitológico no mundo das suas personagens, que destacam o trabalho de Eggers, e que são plenamente evidentes na sua obra mais recente.

O grande orçamento permitiu ao realizador envergar por caminhos que ainda não tinha explorado, como por exemplo, cenas de lutas inegavelmente complexas com imensos figurantes, sendo um dos momentos mais louváveis em termos técnicos do filme o plano-sequência do saqueamento de uma das aldeias, que envolveu não só os guerreiros e habitantes como também ainda cavalos e fogo. O maior uso de efeitos especiais em sequências fantasiosas e simbólicas foi explorado com mestria criando imagens que misturam o mitológico com o psicadélico. Eggers provou desta forma ser capaz de dirigir um filme épico de grande escala sem comprometer a sua visão artística individual.

The Northman é, inclusive, a terceira colaboração de Eggers com o diretor de fotografia Jarin Blaschke cuja cinematografia foi, mais uma vez, tão impecável quanto implacável ao capturar a beleza agreste deste conto viking passado maioritariamente na Islândia.

A história de vingança protagonizada por Amleth é simples, mas a simplicidade do objetivo não a torna menos interessante. As dinâmicas entre as personagens, tanto de ódio e de amor; as temáticas de dever, justiça, honra e profecia; o bizarro e brutal da religião dos velhos deuses nórdicos e a promessa de Valhalla; e, por fim, a impossibilidade de fugir ao destino, são todos componentes narrativos que cativam do início ao fim. 

The Northman é o resultado de quando grandes estúdios apostam em jovens realizadores inovadores, é a perfeita simbiose entre o fantástico e o violento. É um filme que deve ser obrigatoriamente visto em sala de cinema para apreciar a escala e beleza. 

Classificação: ★★★★★