Francisco Gil

Estreia

NAYOLA
Um filme de José Manuel Ribeiro

Nayola é um filme animado sobre os 25 anos de guerra civil em Angola e a falta de liberdade que o povo continua a enfrentar atualmente.

O guião de Virgílio Almeida a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto apresenta uma jovem mulher que luta contra os abusos de poder com a ajuda da sua música. A história alterna-se com a história da sua mãe, que partiu durante a pior parte da guerra para tentar encontrar o seu pai, que desapareceu.

O filme de José Miguel Ribeiro é muitas vezes muito duro. Mostra os horrores de uma guerra civil que não poupou ninguém. Podemos ver os combates, as mortes e também a destruição que afetou algumas cidades.

Seguindo a personagem principal, que dá nome à obra, viajamos por lugares por vezes devastados em busca do amor da jovem mulher que deixou a sua filha para trás.
A obra é regularmente sonhadora e oferece sequências de grande beleza onde o desenho por vezes muda completamente e por vezes é esboçado ou sugerido.

Algumas passagens são realmente soberbas e desenham uma poderosa alegoria contra a guerra. Quando a narrativa retorna ao presente, descobrimos outra forma de resistência através de uma jovem que luta com as suas palavras contra a violência do Estado.

As cores muito brilhantes reforçam por vezes a devastação que vemos. Por sua vez, é feita uma ode à natureza, evocando o equilíbrio fundamental, o que reforça o contraste com os horrores da guerra.

Uma dimensão espiritual é também acrescentada à história. Assim, a personagem principal é acompanhada por um estranho chacal. A personagem Nayola, vagueará por lugares desolados onde as marcas da guerra podem ser vistas em busca do amor da sua vida. Uma verdadeira poesia escorrega no coração de alguns tiros, tornando-os ainda mais pungentes.

A música é extraordinária. Desde a sonoridade típica de Bonga até ao rap contestatário da mulher da nova geração, trazendo um vento de revolta entre os jovens que querem ser livres numa nova sociedade.

A interligação entre os diferentes períodos onde decorre o relato da guerra, é fantástico. Nas três gerações de mulheres que ajudam a desenhar a história violenta de um país. Desde a avó que evoca um passado mais distante onde a violência já estava, infelizmente, presente, à filha que busca o marido perdido em combate, à neta que anseia por se libertar de um mundo que a oprime.

Nayola é um bom filme de animação que nos permite mergulhar no passado sangrento recente e no presente conturbado de um país através de uma bela história de amor. A história alterna entre passado e presente e mostra tanto uma busca baseada no amor como uma luta pela liberdade. Beneficia de uma animação cuidadosa e por vezes onírica que atrai o espectador para um turbilhão de horror e sentimentos. Através dela, descobrimos o destino de um país transportado por sentimentos humanos universais.

A obra é singular e por vezes extremamente poderosa. As suas propostas visuais são verdadeiramente marcantes e permanecem na memória por muito tempo. Por isso, não se deve hesitar em descobrir uma longa-metragem que é tão fora do comum e oferece um grande contraste entre certas imagens de grande beleza e o indizível que está por detrás delas.

O nascimento do projeto:
Em 2013, quando José Miguel Ribeiro leu a peça de Eduardo Agualusa e Mia Couto intitulada “A Caixa preta”, o cineasta foi tocado pela forma como mostram as consequências de uma guerra recente sobre uma família, do ponto de vista de três gerações diferentes de mulheres. O realizador recorda:
“A forma como a tensão é construída até à revelação final com uma personagem por detrás de uma máscara que não pode tocar no presente”. Mas, porque a guerra era apenas uma memória distante, Virgílio Almeida criou a viagem de Nayola através da guerra no deserto do Namibe que completa a história e expande a dimensão poética e mágica do filme”.

A história de Nayola tem lugar entre 1995 e 2011, um período que abrange a última fase da guerra civil angolana e os primeiros anos de paz no país. O conflito durou um total de 26 anos, durante os quais foram assinados vários tratados e protocolos de paz, que nunca foram cumpridos. Se a guerra está presente na história como está na vida dos habitantes do país, NAYOLA é mais a história da vida de três gerações de mulheres da mesma família: Lelena (a avó), Nayola (a filha), Yara (a neta).

José Miguel Ribeiro e a sua equipa levaram cinco anos e duas viagens a Angola para fazer uma extensa pesquisa sobre a história e cultura do país (se possível do ponto de vista das mulheres, como no livro “Combater duas vezes” da angolana Margarida Paredes, onde há testemunhos de mulheres individuais que lutaram nas guerras coloniais e civis). O cineasta afirma:
“Para os elementos visuais, fomos influenciados pelas máscaras africanas e pela arte contemporânea, que nos inspiraram a desenhar as personagens e a criar os fundos com cores fortes e pincéis ásperos. A música angolana desempenha um papel central no filme ao colocar-nos neste período com a arte de músicos como David Zé, Mário Rui Silva, e o bem conhecido Bonga”.

Em 2015, Luaty Beirão, um rapper angolano, foi condenado por um tribunal em Luanda, juntamente com 16 outros ativistas a penas de prisão que vão de dois a oito anos por terem planeado uma rebelião contra o Presidente José Eduardo dos Santos. Influenciado por este acontecimento, José Miguel Ribeiro percebeu que o filme tinha de incorporar esta realidade e que a filha de Nayola, Yara, podia ser uma poderosa rapper, exigindo justiça social e retratando uma nova geração a lutar por esta justiça através das armas da música...

“Logo a seguir, descobrimos a rapper Medusa num vídeo do youtube. Na Medusa estava a energia, a coragem e a fragilidade de que precisávamos. Foi então que procurámos os outros atores principais no elenco. Seis meses depois, em 2019, fomos a Angola para trabalhar com eles, para sentir o seu ritmo, para conhecer a sua história, a sua forma de falar, as suas línguas ancestrais e para deixar toda esta verdade entrar no filme. Este momento de divisão mudou profundamente a primeira versão do nosso projeto para criar uma segunda versão, mais autêntica e criativa”, diz o realizador.

Em 2020, José Miguel Ribeiro e a sua equipa estavam prontos para iniciar a produção de Nayola, apresentada em 2022 na cidade francesa de Annecy, no Animation Film Festival.