Jorge Leiria

A Propósito

Jorge Leiria

Portugal fashion 21/22

Os momentos de crise, de aflição, de drama, desenvolvem no povo português, vá lá saber-se porquê, um espírito de iniciativa e criatividade anormal. Enquanto outros povos se encolhem constrangidos, deprimidos angustiados, o povo português liberta-se das suas amarras e dá azo à imaginação.

Vem isto a propósito do que considero o último grito da moda popular, lançado neste período de pandemia, um traje na linha "casual wear", que designaria por "Pijama de Treino". Em que consiste então o "Pijama de Treino"? nada mais, nada menos que um conjunto de duas peças, calças e blusão, da cor que prevalece na mentalidade do português, o cinzento, neste caso em tonalidade clara. O tecido, felpudo, é composto de fibras sintéticas de má qualidade, que lhe conferem um ar fôfo e balseiro.

As calças, pelo uso continuado, directamente da cama para o sofá, do sofá para o supermercado, do  supermercado para o sofá e deste para a cama, tendem a ficar largajonas. Com os movimentos de mudança de posição na cama, do decúbito dorsal para o ventral, deste para o lateral direito e para o lateral esquerdo, a que se segue o afundamento no sofá (onde o tecido já puído que o cobre deixa vislumbrar a cova na esponja amarela do estofo,) o fundo das calças acaba por desenvolver uma espécie de bolsa, o que dá a ideia do uso permanente de fraldas. Se nalguns casos isso será verdade para remediar os problemas da incontinência, na maioria, mas também nesses, confere um ar "hip hop" muito jovem e irreverente. O cordão ou o elástico que as cinge à cintura tende a ficar lasso, pelo que o utilizador ao curvar-se para apanhar de prateleira inferior do supermercado, onde passa a maior parte do tempo, uma caixa de mines ou uma "bag-in-box" de vinho "2 Pias" do melhor produtor de Aveiras de Cima, deixa vislumbrar por baixo, na melhor das hipóteses, umas cuecas garridas com uma faixa exibindo uma marca qualquer conhecida, na pior, a confluência das duas nádegas, no genuíno estilo proletário. O português é de perna curta e, assim sendo, as calças formam naturalmente um fole na zona do tornozelo.

Para que as orelhas não arrefeçam ao sair da cama para a rua, o casaco é provido de capuz, que caso não haja, poderá ser substituído por um boné tipo baseball com pala recta posta  para trás, admitindo como única excepção a colocação para a frente, caso leve  o reforço do capuz, a existir, enfiado por cima. As mãozinhas ficam agasalhadas em algibeiras laterais, semelhantes a duas sacolas, quais bolsas marsupiais.  Para os mais irreverentes, o casaco cinzento a condizer com as calças pode ser substituído por um mais vistoso, igualmente de tecido sintético, mas não felpudo e com um brilho esfuziante. Neste caso, as cores dominantes serão na combinação do azul, do branco e do vermelho, em faixas largas formando V's.

Os ténis de marca, frequentemente Ardidas ou Naike, arrastam-se já cambados. As meias, com os elásticos quebrados de usadas, lubrificadas a chulé, escorregam pelos pés para dentro dos ténis, deixando uma pequena faixa do canhão à vista, o que confere um look pós-moderno muito actual de meia-pé.

Os custos da troca da higiene corporal e da mudança regular da roupa pela comodidade de usar, dia e noite, na rua e em casa o mesmo vestuário, podem perfeitamente ser colmatados com um toque muito pessoal de desodorizante Axe.

Com a acentuação das temperaturas mais frias, desloquei-me novamente ao centro comercial para efectuar umas compras, mas para, sobretudo, ver o que os "influencers" da moda estabelecem como vestuário adequado para ir passear no supermercado nesta época natalícia. Constatei com indisfarçável alegria que o pijama de treino continua em alta. O pijama de treino é, como toda agente sabe, um composto híbrido de pijama e fato de treino, com funções multiuso. Porém apercebi-me de um toque muito simples de bom gosto que combina a funcionalidade na linha "casual wear" com a ostentação de distinta personalidade. É o que chamaria o pijama de treino usado em estilo marsupial. Em que consiste? Em encher os bolsos frontais do blusão com uma carteira atafulhada de papéis e cartões inúteis, maços de tabaco, isqueiro bic e telemóvel, e impulsioná-los com uma barriga proeminente, alimentada a vinho, enchidos, feijão e cerveja. Hoje, creio que dei um passo muito firme na definição do meu perfil de utilizador do chamado pijama de treino.

Desde que emoldurada por estes princípios básicos do "Pijama de Treino", a imaginação não aceita barreiras.

O que nos reservará o verão? Aguardemos com ansiedade!