Contemplações
Francisco Gil
Jean-Léon Gérôme:
Um artista académico de sucesso
Jean-Léon Gérôme foi um pintor e escultor francês conhecido pelo seu estilo académico e altamente detalhado e pelas suas representações de temas históricos e orientalistas.
Jean-Léon Gérôme foi uma figura
de destaque no panorama da arte
académica do século XIX e o seu
trabalho foi muito popular durante a
sua vida, influenciando as gerações
seguintes de artistas com a sua técnica
precisa e atenção ao pormenor, embora
essa abordagem começasse a ficar fora
de moda após a sua morte.
A infância. Jean-Léon
Gérôme, filho de um joalheiro, nasceu
em Vesoul, uma cidade da província
francesa (departamento) de Haute-Saône,
em 1824. Desde cedo se revelou uma
criança estudiosa e inteligente,
estudando história, grego e latim
durante os anos do liceu. Aprendeu a
desenhar com o pintor neoclássico
Claude Basil Carriage, que por sua vez
tinha sido ensinado por
Jean-Auguste-Dominique Ingres.
O
jovem Jean-Léon demonstra uma aptidão
natural para o desenho, o que leva o
seu professor a encorajá-lo a enveredar
pela escultura, com modelos e moldes de
gesso. Os materiais de estudo foram
importados de Paris para Vesoul. Gérôme
ganhou o seu primeiro prémio de arte em
1838, antes de chamar a atenção de um
amigo de Paul Delaroche, um pintor
histórico francês.
Formação inicial
Gérôme foi
também encorajado a reproduzir os
antigos mestres e gravuras do Louvre,
tal como outros artistas o fizeram
anteriormente. Frequentou também aulas
na prestigiada École des Beaux-Arts.
A sua dedicação e capacidade
contínuas acabaram por lhe valer a
aprovação da sua família e, sobretudo,
do seu pai. Por conseguinte, este
concedeu-lhe um generoso subsídio anual
para o apoiar no seu desenvolvimento
artístico. Em 1843, Delaroche e Gérôme
viajam para Itália, fazendo escala em
Nápoles, Veneza e Roma.
Graças
aos contactos existentes com os seus
mentores, Gérôme pôde conhecer e
interagir com outros artistas em
ascensão, como Gustave Le Gray, Charles
Negre e Henri Le Secq. Os conhecimentos
que fez durante essa viagem ajudaram a
influenciar grande parte do seu
trabalho posterior.
Período
de maturidade. Jean-Leon Gérôme fez
a sua primeira viagem ao Médio Oriente
e ao Egipto em 1856. Durante esta
experiência esclarecedora, explorou a
Terra Santa e visitou Damasco e
Jerusalém. Para além disso, atravessou
a Península do Sinai, visitou o Cairo e
viajou ao longo do rio Nilo. Foi uma
viagem que o ajudou a criar as suas
primeiras obras orientalistas. As obras
foram inspiradas principalmente na
paisagem do Norte de África.
Em
1859, conseguiu captar a atenção do
público norte americano ao expor dois
quadros em Nova Iorque. Durante algum
tempo, a sua obra orientalista foi
utilizada como representação da alta
arte americana. Mas, como se viria a
verificar mais tarde, o sucesso de que
gozou acabou por ser também uma das
suas principais quedas. À medida que o
seu trabalho artístico continuava a
tornar-se popular, começou a ser mais
desacreditado como um artista
progressista. Enquanto muitos norte
americanos o adoravam pelo seu
profissionalismo, formação técnica
refinada e intelectualismo, havia quem
o desprezasse por ser demasiado
comercial e convencional. Mas enquanto
alguns continuavam a desprezá-lo, as
suas peças continuavam a atingir preços
muito altos.
Gérôme casou-se com
Marie Goupil em 1863. Marie, era filha
de Aldophe Goupil, um negociante de
arte internacional de sucesso. Gérôme
trabalhou com Adolphe durante alguns
anos. Instalam-se numa casa situada no
número 6 da rue de Bruxelles. Jeanne, a
sua primeira filha, nasce nesse mesmo
ano. Mais tarde, viriam a ter mais três
filhos, um filho e duas filhas.
Período tardio. Gérôme morre aos
80 anos, no seu atelier, sentado em
frente a um retrato de Rembrandt. A sua
morte foi súbita e não foi precedida
por um declínio do seu bem-estar
físico. Anteriormente, em 1898,
Jean-Leon Gérôme tinha sido nomeado
Grande Oficial com o grau de Légion
d'honneur. Esse grau de Legião de Honra
que detinha, dava-lhe direito a uma
despedida militar, todavia, em
testamento, tinha pedido que essa
cerimónia fosse evitada por algo mais
simples. Foi sepultado em frente à sua
própria escultura, colocada no
cemitério de Montmartre.
Adaptação por F.Gil de um texto de Tom Gurney
- n.38 • julho 2022