Francisco Gil

Contemplações

Francisco Gil

Quatro latas de sopa

Este quadro de 1962 ajudou a mudar a história da arte. Foi uma das primeiras imagens de Andy Warhol das suas latas de sopa favoritas. Nesse mesmo ano, começou a criar outras imagens de latas de sopa Campbell's e outros objectos de consumo familiares em impressões de serigrafia.

Nascido e criado em Pittsburgh (EUA), Warhol começou a trabalhar em Nova Iorque, onde se tornou um ilustrador comercial de grande sucesso. As suas obras de arte controversas começaram a fazer dele um nome conhecido no final da década de 1950. Tornou-se uma das figuras mais conhecidas e influentes do século XX e conquistou o mundo da arte com as suas imagens de bens produzidos em massa, baseadas na sua compreensão do marketing, da promoção e do consumismo. O seu estúdio em Nova Iorque, The Factory, tornou-se famoso como ponto de encontro de muitas celebridades, aristocratas e boémios, e Warhol escreveu livros, dirigiu uma banda de rock, criou uma revista e realizou obras de arte que ignoravam a tradição artística e exploravam o consumismo e o comercialismo, ideias que se tinham generalizado desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Esta obra desafia diretamente os pressupostos básicos sobre a função e a perceção da arte e dos artistas na sociedade, bem como as crenças estabelecidas sobre a arte, o consumismo, os estereótipos, a individualidade, a familiaridade na sociedade e a importância (ou não) da originalidade dos artistas, Warhol criou-a para encorajar os espectadores a questionarem-se sobre o que torna algo “arte”. Até então, os artistas eram vistos como criadores misteriosos, e a sua arte era algo quase que sagrado e indubitavelmente inatingível, mas o objeto desta imagem era um artigo vulgar. Warhol disse uma vez que o lado bom da sociedade de consumo era o facto de os pobres poderem comprar ou experimentar as mesmas coisas que os ricos. Uma lata de sopa Campbell's era a mesma coisa quer fosse comprada por alguém que vivesse numa mansão ou numa tenda.

Este quadro faz parte de uma série de dezassete. A imagem de produtos de consumo que qualquer pessoa podia comprar contrastava com as obras de arte tradicionais, em que os artistas escolhiam temas apelativos e usavam a sua habilidade para os transmitir. Para criar esta obra, Warhol projectou fotografias de latas de sopa numa tela e desenhou os contornos das imagens com lápis e tinta. Cada um dos dezassete quadros apresenta ligeiras diferenças, como rótulos partidos, áreas achatadas ou amolgadas ou, como se vê no topo deste, a presença de uma lata aberta. Os detalhes dos rótulos são nítidos: são cópias quase exactas dos rótulos reais e não uma tentativa de representar rótulos curvos em latas tridimensionais numa pintura. Contra o fundo branco, o vermelho e o preto dão a impressão de fazer parte de uma embalagem comercial e não de uma pintura de artista.

Adaptado de um texto de Susie Hodge