Daniela Graça

Espelho Cinemático

Daniela Graça

Dune (2021)

O realizador canadiano Denis Villeneuve regressou ao grande ecrã com a adaptação cinematográfica da obra literária de ficção-científica Dune, da autoria de Frank Herber, publicada em 1965.  Denis Villeneuve é reconhecido como um autor de renome no género fílmico da ficção-científica sendo que realizou anteriormente as aclamadas produções Arrival (2016) e Blade Runner 2049 (2017).

Dune é o filme distópico futurista mais antecipado do ano e estreou nas salas de cinema portuguesas a 21 de outubro. Esta adaptação de Dune conta com o ator Timothée Chalamet no papel de Paul Atreides, o protagonista, e ainda com os atores Zendaya, Charlotte Rampling, Oscar Isaac, Stellan Skarsgård, Javier Bardem e Jason Mamoa.

O clássico literário de Herber foi anteriormente adaptado para o grande ecrã pelo realizador David Lynch em 1984, porém o filme recebeu reações mistas de críticos e público, sendo considerado geralmente como uma adaptação fraca da história original.

O mundo de Dune é complexo, detalhado e inspirado por diversas culturas e religiões (especialmente pela cultura islâmica). Trata-se de um vasto império galáctico dividido em domínios feudais em que Casas governam não regiões, mas sim planetas inteiros. Existem vários conflitos pelo poder entre populações nativas e colonizadores; entre líderes de Casas, do governo imperial e as Bene Gesserit (organização religiosa) e entre crentes e não-crentes de mitos.

A história de Dune centra-se em Paul Atreides, um jovem dotado de vários talentos, herdeiro da Casa Atreides, filho de uma Bene Gesserit e designado como Messias pela influência de figuras poderosas encobertas por sombras e regras rígidas. Após o Imperador atribuir à Casa Atreides o planeta Arrakis, um planeta coberto pelo deserto e pela matéria-prima mais cara do universo por ser necessária para efetuar viagens intergalácticas, o jovem Paul tem de lutar pela sobrevivência da sua família e desvendar o significado das premonições que aparecem nos seus sonhos.

A versão de Dune de Villeneuve é um filme de proporções épicas que deslumbra com a escala da ação e sucede na junção de efeitos especiais de combates explosivos com a beleza da magnitude árida do deserto da Arrakis. É uma narrativa visualmente estimulante intensificada pela banda sonora do compositor Hans Zimmer.

O cuidado estético, a mitologia estipulada e a seriedade do dilema do protagonista de Dune distinguem o filme de outras produções de ficção-científica contemporâneas de grande orçamento de Hollywood, que dominam as bilheteiras com histórias omnipresentes de super-heróis ou sequelas repetitivas de franchises. Dune é neste sentido uma lufada de ar fresco necessária, uma alternativa ambiciosa e revigorante, uma história sobre imperialismo e subjugação, sobre crença e esperança. No entanto, este é só o início da viagem de Paul e, por essa razão, o final e deixa-nos com uma sensação incompleta, porém promissora, da história.

Felizmente, a continuação, Dune – Part 2, já foi confirmada após a grande afluência de espetadores na semana de estreia de Dune. A sequela irá chegar às salas de cinema em 2023.

Classificação: ★★★★