Fabiano de Abreu

A razão por meio da ciência

Fabiano de Abreu Rodrigues

Estudo revela a importância de gene na incidência do Parkinson

A doença de Parkinson, caracterizada por tremores, instabilidade muscular, rigidez, contrações e outros, é um problema global que afeta todas as etnias e, uma vez instalada, representa inúmeros prejuízos para os pacientes e para a economia e saúde mundiais de forma geral. O estudo de associação genômica ampla (GWAS), revelou que a incidência da doença está crescendo no mundo todo, porém, nos Estados Unidos, por exemplo, foi percebido um maior número de casos de Parkinson relacionados a pessoas latinas e hispânicas.

O estudo abrangeu materiais recolhidos do Uruguai, Peru, Chile, Brasil e Colômbia e os resultados apontaram que pessoas hispânicas e latinas têm uma tendência de terem uma mistura padrão de três vias: africana, europeia e ancestrais nativos americanos. Além disso, foi percebida uma maior estimativa de hereditariedade do que nos europeus.

Estima-se que para uma pessoa desenvolver a doença de Parkinson, 50% dos fatores são relacionados ao ambiente e a qualidade de vida como alimentação, poluição e estresse e os outros 50% são relacionados à genética. Dentro do nosso DNA existem pequenas diferenças, chamadas de polimorfismos e estas podem aumentar ou reduzir riscos de algumas enfermidades.

A pesquisa foi feita para explorar a genética da doença de Parkinson na América Latina, o que representa um importante passo por considerar as individualidades de pessoas miscigenadas, o que pode levar a revelar dados que se apliquem diretamente às nossas particularidades.

De acordo com os resultados obtidos, o gene SNCA, que abriga a proteína alfa-sinucleína, tem áreas associadas ao surgimento da doença. Além disso, outros dois genes foram apontados como relacionados à doença de Parkinson, porém na análise específica para indivíduos com ancestralidade ameríndia e africana. Essas descobertas demonstram a importância de incluir outras etnias nos estudos da doença de Parkinson. Pois, talvez assim, possa-se caminhar em direção a descoberta de uma cura.