Daniela Graça

Espelho Cinemático

Daniela Graça

Sound of Metal (2019)

Sound of Metal (título em português: O Som do Metal) é o novo filme de Darius Marder protagonizado pelo ator Riz Ahmed. O filme acumulou vários prémios desde a sua estreia no Toronto International Film Festival, culminando em seis nomeações para os Óscares e sendo galardoado com as estatuetas de ouro de Melhor Montagem e de Melhor Som.

Sound of Metal segue a mudança abrupta de 180º graus na vida do baterista ex-toxicodependente Ruben quando este perde a audição repentinamente. Quando um médico o informa do seu estado, ele julga ser o fim da sua vida e da sua carreira. A namorada e vocalista Lou (Olivia Cooke) interna o parceiro numa casa e comunidade para surdos, para que este possa ser ajudado a adaptar-se às suas novas circunstâncias e evitar que tenha uma recaída depois de quatro anos sóbrio. Ruben inicia assim uma longa aprendizagem amortecida pelo sentido de uma nova comunidade e sensatez do mentor Joe (Paul Raci). No entanto, uma inquietude permanece em Ruben que anseia por recuperar a audição através de implantes e reunir-se com a namorada e retornar à vida que deixou para trás.

A ânsia que governa Ruben leva-o a fazer decisões extremas numa tentativa frustrante para recuperar o que não é recuperável, mas a escolha mais difícil que terá de fazer será entre o seu novo normal silencioso ou a vida cacofónica, que outrora, fora a sua realidade.

Sound of Metal é uma grande produção audiovisual com ênfase no áudio, é uma longa-metragem imersiva que faz uso do som para demonstrar a mudança violenta que Ruben vivencia e para nos colocar no lugar do jovem ao serem realizadas frequentemente transições sonoras entre o som ambiente e a experiência sonora pessoal de Ruben: os sons abafados, distorções, silvos e zumbidos agudos e, por fim, o silêncio.

Música tem um grande peso no que toca a criar o tom de uma obra e despoletar emoção no espetador num filme dramático, e por vezes, em certos filmes, também o silêncio é utilizado para o mesmo propósito. Sound of Metal, por sua vez, faz um uso arrebatador do ruído, por exemplo, na cena de dueto de piano quando a agradável e melódica voz de Lou transforma-se num ruído distorcido agudo e inteligível seguido por palmas distorcidas impossíveis de suportar, esta é a realidade de Ruben mesmo depois de todo o seu esforço para conseguir voltar a ouvir com  a ajuda de implantes. O som da sua vida passada nunca regressará.

O destaque deste filme é, sem dúvida, a mistura e edição de som, a soundscape construída que nos revela uma realidade nova e merece todo o mérito que recebeu nos últimos meses. Também o desempenho de Riz Ahmed é de louvar sendo que Ruben é o moto, sempre em movimento, do filme, um motor turbulento, volátil, indefeso e sensível que precisa de ser remendado.

O silêncio é ensurdecedor para Ruben, é assustador e alienante, mas é também reconfortante e poderoso uma vez aceite. Sound of Metal é sobre a descoberta de um mundo novo, é sobre a aceitação de uma realidade diferente e a aceitação da quietude.

Sound of Metal encontra-se disponível para visualização no Prime Video.

Classificação: ★★★★