Património Natural

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu faz parte do Património Mundial da UNESCO e está localizada no Estado do Paraná, no sul do Brasil, adjacente ao Parque Nacional do Iguazú, também Património Mundial da UNESCO na Argentina. Ambas os territórios classificados, juntamente com algumas áreas protegidas, são grandes remanescentes contíguos da Mata Atlântica interior, outrora uma área florestal muito maior, ao longo da junção dos rios Iguaçu e Paraná, onde convergem o Paraguai, a Argentina e o Brasil.

A paisagem é resultado de processos vulcânicos que datam de 500 milhões de anos, que forjaram suas impressionantes características geomorfológicas. A principal atração do Parque – e um dos principais destinos do turismo internacional e nacional – é o impressionante sistema de cachoeiras do rio Iguaçu (ou Iguazú), conhecido por sua beleza visual e acústica, com quase três quilómetros de extensão e quedas verticais de até 80 metros. O rio, cujo nome deriva do termo indígena para “água grande”, forma um semicírculo no coração dos dois parques e constitui a fronteira internacional entre a Argentina e o Brasil antes de desaguar no poderoso rio Paraná, 25 quilómetros a jusante do parque. A propriedade abriga a única bacia hidrográfica inteiramente preservada do Estado do Paraná, a bacia do rio Floriano.

Ambos os Parques também possuem florestas subtropicais com alto grau de diversidade e endemismo, abrigando inúmeras espécies raras e carismáticas. Atualmente, estão rodeados por uma paisagem fortemente alterada devido à exploração madeireira intensa, tanto histórica como atual, à intensificação e expansão da agricultura industrial e de pequena escala, à plantação de florestas para pasta de papel e papel e aos assentamentos rurais. Em conjunto, os parques brasileiro e argentino totalizam cerca de 250.000 hectares
.

Fotografia: Francisco Gil


Património Natural

Veja mais aqui: Património Natural