Uma Pequena História da Música [33]

Heinrich Schütz

O mais notável representante do barroco alemão do século XVII é Heinrich Schütz (1585-1673). A sua fusão perfeita da ornamentação italiana com as tradições alemãs mais sóbrias lançou as bases do estilo altamente representativo que mais tarde identificaria a produção musical germânica. Destacam-se também neste período J. H. Schein (1586-1630) e S. Schedt (1587-1654).

Henrich Schütz nasceu em Köstritz (Turíngia) e recebeu uma boa educação musical desde tenra idade. Pertenceu a um coro de crianças e, mais tarde, em 1609, mudou-se para Veneza para estudar música com Giovanni Gabrielli. Este período permitiu-lhe familiarizar-se com as tendências e estilos musicais do barroco italiano, cuja influência será evidente em toda a sua música posterior.
Em 1617 mudou-se para Dresden e casou com a filha de um oficial da corte, que o influenciou a ser nomeado diretor da principal escola de música da Alemanha protestante, sob o patrocínio de João Jorge I, Eleitor da Saxónia. Em 1627, por ocasião do casamento da filha do príncipe, Schütz estreou Daphne, uma tragicomédia pastoral que é considerada a primeira ópera alemã e o início de uma tradição que levaria muitos anos a estabelecer-se na Alemanha.

UM GRANDE VIAJANTE
No ano seguinte a esta estreia, o músico viaja novamente para Veneza e conhece Claudio Monteverdi, com quem terá estudado durante algum tempo.
De novo estabelecido em Dresden, compôs em 1637 uma das suas melhores obras: Exequias musicales. A obra, dividida em várias partes, combina interpretações a solo e corais com acompanhamento de violoncelo e cravo. A Guerra dos Trinta Anos afectou gravemente as finanças da corte de Dresden, e Schütz foi obrigado a abandoná-la e a mudar-se primeiro para a corte dinamarquesa de Copenhaga e depois para a corte de Hanôver, onde se tornou mestre de capela.

REGRESSO A CASA
Finalmente, em 1645, com sessenta anos de idade, o músico pôde regressar ao seu posto na corte de Dresden, mas estava cansado e pediu para se reformar. Embora o pedido tenha sido recusado, foi-lhe permitido trabalhar apenas seis meses por ano durante a década seguinte. Schütz repetiu o seu pedido mais três vezes, mas só em 1656, o ano da morte do Eleitor, é que lhe foi concedida a sua merecida reforma.
No entanto, a sua reforma como músico da corte não o levou a deixar de compor, muito pelo contrário. Foi um período frutuoso dedicado à música sacra, como quase sempre tinha sido ao longo da sua vida.

ORATÓRIOS E MÚSICA PARA ÓRGÃO
As obras mais significativas e belas deste compositor são, portanto, a música sacra, incluindo oratórios, concertos, sinfonias e salmos. Destacam-se o Oratório de Natal (1664) e três Paixões (Paixão segundo S. Lucas, Paixão segundo S. Mateus e Paixão segundo S. João) compostas entre 1653 e 1666. No Oratório de Natal, baseado em textos evangélicos, o compositor adoptou o esquema de um recitativo apoiado por baixo contínuo e um coro com acompanhamento instrumental. Nas Paixões, substituiu a recitação litúrgica por uma monodia, deixando a parte polifónica para a congregação.

J. H. SCHEIN E S. SCHEIDI
Ambos os compositores pertencem ao início do período barroco alemão. Schein é considerado um dos primeiros músicos alemães a introduzir inovações estilísticas italianas, como o baixo contínuo e o estilo concertante, e a adaptá-las ao contexto luterano. Scheidt, por outro lado, destacou-se como compositor de notáveis peças para órgão, nas quais utilizou a técnica das variações, ou seja, cada frase do coral utilizava um motivo rítmico diferente e cada variação era mais elaborada do que a anterior, até atingir o clímax da composição.

Cantiones sacrae é o muito aguardado seguimento da gravação do 25º aniversário do Magnificat, Scattered Ashes, aclamado pela crítica. Os Cantiones sacrae são uma obra invulgar que se distingue da restante música sacra publicada por Schütz, tanto em termos de escala como de estilo. A coleção é composta por quarenta motetos latinos para quatro vozes, mais um baixo figurado para acompanhamento contínuo (realizado nesta gravação por alaúde, violone e órgão), que foi acrescentado mais tarde pelo compositor. As obras, perfeitamente elaboradas, são compostas num estilo erudito e contrapontístico, rico em dissonância e amplitude de expressão. Schütz reflecte de forma inteligente a natureza intensamente íntima dos textos, utilizando uma linguagem musical que procura a expressão interior em vez do efeito exterior. Schütz aproveita todas as oportunidades para explorar o timbre e a técnica vocais ao serviço da pintura de palavras, com as linhas vocais virtuosas a variarem entre um estilo imitativo conservador e o estilo cromático mais vanguardista do madrigal italiano. A interpretação dos motetos Opus 4 pelo Magnificat revela Schütz como um compositor com uma imaginação de extraordinária variedade.


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