Carla Marçal Grilo

Asclépio

Carla Marçal Grilo

Arma Eficaz

A pandemia veio introduzir uma grande preocupação na estação Outono/Inverno com o aumento dos riscos de infeções respiratórias, resultantes da circulação conjunta do vírus SARS-CoV-2 com os vírus da gripe sazonal.

No período mais frio do ano predominam as infeções do trato respiratório superior, as viroses, as bronquites, com realce para as agudizações infeciosas da DPOC, pneumonias, gripe e Covid-19.

A gripe não é uma doença benigna, sobretudo na população mais frágil. É uma doença infeciosa do aparelho respiratório, altamente contagiosa, causada pelo vírus Influenza. A gripe é geralmente transmitida por via aérea (propagação de partículas virais através da tosse ou de espirros), por contato direto (libertação de muco diretamente nos olhos, nariz ou boca de outra pessoa) ou por contato com superfícies contaminadas. Os sintomas mais comuns no adulto são a febre, calafrios, rinorreia (corrimento de muco nasal), dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse fadiga e sensação geral de desconforto. Em crianças também podem ocorrer vómitos, náuseas e diarreia. A gripe pode levar ao aparecimento de pneumonia, tanto viral como bacteriana, mesmo em pessoas saudáveis.

A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar, área do pulmão onde se dão as trocas gasosas essenciais à vida. Os alvéolos e os bronquíolos respiratórios ficam preenchidos com líquido resultante da inflamação, não se realizando as trocas gasosas e com redução da elasticidade do pulmão provoca dificuldade respiratória. A pneumonia pode deixar sequelas irreversíveis, reduzir a qualidade de vida ou mesmo levar à morte, principalmente em grupos de risco. É uma das principais causas de hospitalização e mortalidade em Portugal.

A melhor forma de evitar ambas as doenças e reforçar o nosso sistema imunitário será apostar na vacinação. A vacina da gripe é segura, com uma eficácia de cerca de 50% comprovada em todas as faixas etárias e altamente recomendável em pessoas com mais de 65 anos e pessoas de todas as idades com doenças crónicas, para quem as complicações da gripe, como a pneumonia, são um risco grave. A vacina da gripe é constituída por vírus inativos que provocam a produção de anticorpos para tentar eliminar o vírus causador de doença. Posteriormente, as nossas defesas reconhecem o agente patogénico e neutralizam-no. De acordo com as orientações da DGS, aconselha-se a vacinação a todas as pessoas vulneráveis ou com indicação para a mesma.

Assegure a higiene das mãos. Mantenha o distanciamento físico e siga as regras da etiqueta respiratória.

Não faça parte do número dos internamentos.

Proteja-se e proteja os outros.

É imperativo reforçar a imunização.

Vacinação: A arma mais eficaz.