Daniela Graça

Espelho Cinemático

Daniela Graça

Pieces of a Woman (2020)

Pieces of a Woman, realizado por Kornél Mundruczó (Deus Branco, Johanna, A Lua de Júpiter), estreou no 77º Festival de Veneza. Em dezembro, o filme foi adicionado ao catálogo da Netflix, sendo uma das estreias mais antecipadas desse mês.

O filme conta com Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Sarah Snook, Ellen Burstyn e Benny Safdie no elenco. Pieces of a Woman é um filme incontornavelmente pesado que retrata as consequências da perda de um bebé recém-nascido durante o parto e como esta tragédia afeta uma família. Esta é uma temática que raramente é o foco de um filme, abortos espontâneos, nados-mortos e mortes durante o parto são, por norma, uma reviravolta e não o centro da narrativa. Isto é compreensível uma vez que é intimidante abordar e retratar a dor indiscritível, e raramente discutida publicamente, de perder um filho desta forma, mas Pieces of a Woman enfrenta esta dor sem nunca fechar os olhos à crueldade das sequelas.

O filme tem uma duração de duas horas, mas o título só surge 30 minutos depois do início após um longo plano-sequência, íntimo e vulnerável, do parto extenuante que culminou na morte da primeira filha de Martha (Kirby) e Sean (Labeouf). Esta sequência é o ato mais forte e exemplar do filme, sempre intensa, oscilando entre ansiedade e esperança, espelhando a intimidade e amor do casal e terminando no desfecho mais temido. O resto do filme consiste na junção de retalhos focados na Martha demarcados por um vazio, silêncio e distância palpáveis. Dias tornam-se meses e acompanhamos Martha, contida, letárgica e distante, no fundo, emocionalmente fechada enquanto lida com as pressões do companheiro, da mãe controladora (Burstyn) e as atitudes intrusivas de conhecidos. Martha quer prosseguir com a sua vida, afastar-se da tragédia, e nesta tentativa acaba por se afastar de toda a sua família, tensões borbulham, desentendimentos nascem e relações desmoronam-se irreparavelmente. O companheiro e a mãe pressionam Martha para tomar medidas legais, e posteriormente, depor no julgamento da parteira, mas ela demonstra-se reticente, e por vezes, agressiva, perante a ideia.

A narrativa construída através de retalhos, de várias cenas durante vários meses, encapsula o sentimento de isolamento e estagnação de Martha causado pelo sofrimento e demonstra os estilhaços da sua saúde mental. No entanto, o ponto mais fraco do filme é quando a manta de retalhos perde a força ao focar-se em enredos secundários, insípidos e por vezes desnecessários, de outras personagens (como a traição de Sean) comparativamente ao foco na Martha. Se esses enredos secundários tivessem sido abordados na mesma perspetiva de “show, don’t tell” como foi o circo mediático do julgamento da parteira através de pequenos, mas inequívocos vislumbres, a narrativa teria sido mais sólida. Por outro lado, o facto do enredo decorrer durante o frio agreste do outono e inverno num ambiente citadino ao som da banda sonora, solene e melancólica, da autoria de Howard Shore (Senhor dos Anéis, O Caso Spotlight, Seven – Sete Pecados Mortais) enaltece o tom da narrativa. Outro aspeto louvável no filme são os desempenhos dos atores, em especial de Vanessa Kirby com uma atuação visceral, um verdadeiro tour de force da arte da representação. Este papel valeu-lhe o prémio Volpi Upi de Melhor Atriz no Festival de Veneza.

Pieces of a Woman é a história de uma mulher fragmentada após ter vivido o pior pesadelo de qualquer mãe e sofrido uma perda inconsolável, é uma história sobre dor e a catarse necessária para conseguir voltar a viver. O processo para superar a perda é longo, errático e doloroso, mas é possível através da aceitação. O cantor e poeta Leonard Cohen disse “there is a crack in everything, that’s how the light gets in”, o que sintetiza sucintamente o processo de cicatrizar. Martha nunca irá esquecer a dor, mas não obstante, é possível seguir em frente rumo a novos caminhos, novas possibilidades. Afinal, o inverno é sempre sucedido pela primavera e é nessa estação frutuosa que encontramos a Martha, anos mais tarde, num epílogo sereno.

Pieces of a Woman sobressaí pela sua qualidade destacando-se como uma das melhores adições ao catálogo da Netflix.

Classificação: ★★★★