José Maria de Oliveira

Letras e Traços

José Maria de Oliveira

A EXPOVIRÚS 2020

A Expovírus 2020, soma e segue…
Na saga dos caleidoscópios dos tempos as matizes profundas deste intemporal e inesperado evento, velhos, novos, novíssimos e “novérrimos” vêm em bandos, sem “pés de veludo”, de todos os redutos do planeta, atentos, venerandos e obrigados, ao encontro da mais universal exposição de miniaturas biológicas algumas vezes fabricadas ou não, de que há memória!
È a primeira grande exposição do género do séc. XXI.
Pelas vitrines do mundo vão desfilando gambiarras coloridas de vírus, retrovírus de todas as espécies e feitios, cores, cheiros e dissabores…
Há quem diga que o miasma (o nome ancestral destas miniaturas orgânicas) prepara a conquista do planeta e, dado andarem entre e dentro de nós desde sempre, não se lhe pode negar uma cultura subterrânea de invasões, estratégicas e táticas para ocupar o espaço que lhe resta como lar apetitoso (os outros seres vivos grandalhões), e que definitivamente há 2.500 milhões de anos é seu!
(mas isto são teorias da conspiração) …
O certame – EXPOVÍRUS 2020 -   espalha-se, através dos cinco continentes, por três centenas de lugarejos – vulgo países - onde criaturas disformes e agressivas – os humanos - tentam combatê-los com todas as suas armas e outras formas de magia física e não só, ditas ciências…
A meio deste percurso, que já vai na segunda volta ao sol e a quarta ao planeta, o bicharoco, sempre renovado e viçoso – agora o exemplar a circular dá pelo nome de deltamicron - vai provocando debandadas por onde quer que passe.
Nesta fase em que nos encontramos e porque dum fenómeno bio cultural se trata, aconselhamos os nossos leitores – (se é que os há) a seguir o velho conselho das passagens de nível: para, escute e olhe. Isto é: RESGUARDE-SE, VACINE-SE E LAVE-SE!!!
Este gigantesco mercado tem há venda nos seus escaparates, entre outras bugigangas (leia parte do cardápio onomástico):  álcool gel, papel  higiénico, assintomáticos, sintomáticos, pseudo sintomáticos, autoisolamentos, casos suspeitos, coronavírus, covid 19, epidemias, pandemias, estados de calamidade, grupos de risco, períodos de incubação, máscara cirúrgica, quarentenas, SARS-CoV-2, surtos, taxas de transmissão, retrovírus, vírus arraçados (os alfas, os beta, ou teta, os delta…), vacinas, triagens, e sobretudo lixo, muito lixo, milhares de toneladas de lixo que se vão espalhando por toda a parte e que parece que ninguém vê -  etc., etc.
Os principais fornecedores de talismãs, fetiches, feitiços, punções mágicas e ervas milagrosas, representados, são a PFIZER, a MODERNA, a SINOVAC, a ASTRAZENECA, a SPUTNIK V, a CONVIDICEA, a BB1BP, a COVAXIM e a JANSSEN … distribuídas pelos seguintes pavilhões de especialidade: China, Reino Unido, África do Sul. Brasil … e o que mais adiante se verá e no meio da panóplia de “mercadorias” você acaba por ser o principal publicista, consumidor e vendedor.
Assuma, pois, a sua quota parte na paternidade e na educação deste sujeito invisível e de má nota, e deixe-se de armar em velho-do restelo:  pague as quotas! Ou melhor VACINE-SE, para não perder o final da festa.
Um conselho de última hora, consulte os menus, que lhe são servidos a todo o momento, por uma comunicação social, fiel, decidida, precisa e concisa e já agora, deseje as melhoras ao nosso primeiro-ministro que para início da nova “temporada de ópera” em São Bento, resolveu participar ativamente na festa: “VIRANDO-SE”!!!
Rápidas melhoras