José Maria de Oliveira

Letras e Traços

José Maria de Oliveira

A 125 DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

Meu pai dizia-me muitas vezes: – Devagar se vai ao longe…

Mais tarde, depois de duas porradas que dei no carro, aprendi a dizer: - “Devagar que tenho pressa” … Não chega a duzentos quilómetros o diâmetro do nosso Algarve - de cabo a rabo – que como quem diz de Vila Real a Sagres…

Quem se deslocar a 100 quilómetros por hora demorará, teoricamente, duas horas a percorrer esta distância; se for a 90 km/h.  demorará aproximadamente 2h17 …e se for mais depressa pode ser que demore mais tempo (?!) pois caso bata ou se engasgue nalgum acidente que se lhe apresente pelo caminho, a espera será ainda maior! (MLP).

Posto isto convém dizer que o Algarve não é só um viveiro de viroses vindas de todo o lado e que o coronavírus é a ainda a distância mais curta entre dois espirros! Ponto final parágrafo!

Para a esmagadora maioria dos algarvios, que são ainda o melhor que esta província possui, a distância mede-se igualmente entre a Vida e a Morte… e são muitos os que morrem ou ficam “avariados”, devido ao excesso de ganância duns e ao desleixo doutros…

Apetece-me perguntar aqui – eu que sou globalista – para quando um passaporte para entrar no Algarve – vulgo Certificado de vacinação?

Admira-me ver muito do nosso surtido e colorido naipe de políticos, mais “lúcidos, inteligentes, humanistas, e filantrópicos a defender um turismo selvagem, em tempos de Guerra, sem um controlo do “armamento entrado” em mau estado!

Que os estrangeiros venham cá curtir os nossos serviços e belezas e deixar algum de lado é uma coisa, mas como nos tratam como “rameiras de autoestrada” é outra… pois a maior parte deles andam por aí sem “preservativo oral”!

Segurança máxima tolerância zero e como isto não vem lá de cima (do Terreiro do Paço onde faroleia, serpenteia, pavoneia e enche o pé de meia, a “nova classe de nobres” – os políticos de carreira!

Nunca o Terreiro de Paço foi tão Passo do Terreiro…

Esta é mais uma razão para continuar a apostarmos, cada vez mais, na regionalização pois mal dos governados (todos nós) se deixarem de aprender a governar-se também a si próprios! A união faz a força e está mais que demostrada a falta que temos dela.

Já nem falo do profundo sentido de autodeterminação que devia ter cada um de nós… (mas isso é outra loiça)

“A estrada 125 do nosso descontentamento” continua abastardada e uma eterna Santa Engrácia até por culpa daqueles que sendo filhos primogénitos dessa bastardia se esquecem das suas raízes mal começam a abrir as asas sobre o pântano da manjedoura da Corte”.

Por outro lado temos ainda a considerar a aplicação do “Princípio de Pavlov aos vasos comunicantes”: até nesse aspeto há muito bom regionalista do 7.º dia que adora ser macaco de imitação dos camones e anda por aí com os beiços desguarnecidos a ostentar as dentuças… tudo isto muito urbano porque o ainda genuíno algarvio serrano ou “barrocanho” não vai nesses tiques estrangeirados, porque sabe muito bem que o seguro morreu de velho!!!

– Sai um bocadinho mais cedo de casa que é para não chegares tarde à escola! Dizia a minha mãe quando, demasiado ensonado, me queixava que as aulas começavam demasiado cedo…

É assim, não é???