Carlos Afonso

Não há Pachorra

Carlos Afonso

CONHECEM AQUELA DO ANÃO?

Não, não devo contar, pelo menos sem antes confirmar junto de alguém que represente pessoas que sofrem de um transtorno "que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo" Pelo menos assim é o que entendem os responsáveis da Disney, questionados acerca da nova versão do filme animado "A Branca de Neve e os 7 Anões". Para evitar reforçar estereótipos do filme original, um porta-voz da Disney afirmou: "vamos adotar uma abordagem diferente com esses sete personagens, e estamos consultando membros da comunidade com nanismo", afirmou um porta-voz da Disney depois de Peter Dinklage, actor anão que participou na Guerra dos Tronos e Cyrano, ter criticado a nova versão da história e dito : "Você é progressista (...), mas ainda está fazendo uma história atrasada sobre sete anões que vivem juntos em uma caverna?"
Não saberá o Peter Dinklage que a estória é um conto da tradição oral alemã, publicada no séc. XIX pelos Irmãos Grimm? Que os "anões" da estória são seres mitológicos de aparência humana, geralmente apresentados como mineiros e artesãos do metal? Que não têm o mínimo de comparação com a apresentação de pessoas como aberrações de circo, como se fazia com anões, gigantes ou mulheres barbudas?
Depois de o "politicamente correcto" desejar pôr fora de circulaç ão algumas obras clássicas, com acusações (algumas lunáticas) de colonialismo, racismo, homofobia..., é a vez de os Irmãos Grimm e a literatura infantil serem visitados por este novo e global impulso censório.
Será que a Disney também irá consultar pessoas que sofrem de hipercifose e disfarçar a "marreca" ao "O Corcunda de Nôtre Dame"?
Ainda vá que não vá preocuparem-se com o susto que a Dona Chica apanha com o berro do gato quando lhe atiram o pau.
Só que o gato não morreu.
E as pazadas na cultura... podem ser enterrá-la!!