Rute Rocha

Animals 'Я' Us

Rute Rocha

Açaime!

Todas as vezes que saio à rua, sinto receio de nós mesmos. Devemos ser muito perigosos, porque andamos todos de açaime. Sim, leu bem, de açaime, uma peça que se coloca nos cães ou outros animais para não morderem.

Do senso comum emerge a ideia de que existimos nós os humanos e a natureza e, por consequência, a superioridade humana sobre a natureza e temos que nos proteger.

Desenganem-se, nós humanos, somos natureza! É neste sentido, que proponho uma responsabilização humana.

Os animais não são mais importantes que as plantas, os humanos não são melhores que os animais não humanos. Apenas e só, temos esta sensação de superioridade sobre tudo e todos, porque somos muitos, demasiados!

O vírus... o vírus apenas e só se propagou, propaga e se propagará muito, porque a população humana é excessiva e ocupa quase/todo o espaço do planeta.

Vivemos em grandes aglomerados, movimentamo-nos muito rápido de um local para o outro, adquirindo um estatuto quase de “omnipresente”! Estamos em todo o lado, invadimos tudo, colonizamos tudo e consequentemente, o vírus também estará em todo o lado. Alexandre Quintanilha afirma: “as bactérias, fungos e vírus que estão no nosso corpo perfazem quase 40% das células e mais de 90% da informação genética que transportamos.”

E mais, os vírus não querem matar-nos, eles querem os humanos vivos para nele se replicarem e se manterem. Quando as células humanas morrem, os vírus também “sucumbem”.

Mas o busílis está em que somos 7,8 mil milhões de humanos, desgastando o meio envolvente. Com pequenas ou grandes decisões, com pouco ou muito impacto sobre o meio envolvente, todos somos responsáveis, todos somos perigosos!

Atribuem a culpa desta pandemia aos chineses ou aos vírus. Considero uma falácia dupla! Por um lado sinto a culpa como um conceito religioso e se queremos refletir seriamente sobre esta pandemia, devemos procurar responsabilidades (e não culpas)! Por outro lado, não procuremos responsabilidade em algo externo a nós mesmos, humanos. Porque procurar responsabilidades no outro, é uma tentativa de nos desresponsabilizarmos!

E enquanto nos desresponsabilizarmos, continuaremos com os problemas e inevitavelmente com sucessivas pandemias.

Definitivamente, somos perigosos, precisamos usar açaime!